PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

FECHAR OU NÃO FECHAR OS OLHOS PARA ORAR?



Quem ora de olhos fechados é mais espiritual? Jesus ordenou para fecharmos os olhos para orarmos? Parece uma preocupação inútil. Contudo, inútil mesmo é não orar. Essas dúvidas podem ser preocupações de muitas pessoas que desejam orar de forma correta diante de Deus. 

O benefício de fechar os olhos para orar não é espiritual.  Jesus mesmo orou levantando os olhos ao céu, dando a entender que estaria de olhos abertos. Então quer dizer devemos orar sempre de olhos abertos? Isso não é um mandamento. 

Jesus quando nos ensinou a orar em Mateus 6 não disse “feche os olhos” ou “abra os olhos”. Ele ensinou as prioridades da oração e como ela deve ser feita. Contudo, fechar os olhos para orar é uma forma de mantermos melhor concentração, evitando nos distrair. Nada de espiritualidade está em jogo, ate porque mesmo com os olhos fechados podemos acabar cochilando ou distraídos. 

Quando estivermos num lugar a céu aberto, próximos da natureza, num lugar calmo é uma boa opção orarmos com os olhos abertos apreciando a criação de Deus. Orar concentradamente de olhos abertos num lugar movimentado é tão difícil quanto estudar algo importantíssimo e urgente enquanto se vê o facebook, notícias na web, conferindo emails e tentando acompanhar algum jogo ao vivo. É preciso “fechar” janelas que nos distraem e nos aquietarmos. 

Então, fechar os olhos ajuda neste objetivo. Portanto, o que importa na verdade é orar com fé, dentro da vontade de Deus, sabendo o que se está orando, não pedindo coisas para gastarmos com nossos próprios interesses. Deus olha o coração e este precisa estar aberto para ouvir e obedecer a Palavra.  

O que Jesus condena severamente em Mateus 6: 5 a 8 é a oração hipócrita, feita para ser vista pelos homens, seja de olhos abertos ou fechados. A melhor maneira de orarmos é orar a própria Palavra de Deus!

Alexandre Pereira Bornelli

2 comentários:

Unknown disse...

Ótima colocação em como devemos orar, se de olhos fechados ou abertos! Estou de acordo com sua colocação, Deus não se agrada de orações hipócritas.

Anônimo disse...

De fato,o importante é manter o foco em Deus.Pois muitos de nos ao invés de concentrarmo nos em Deus procuramos mostrar o nosso domínio gramatical e em como memorizamos as passagens bíblicas.