PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

OUVINTE NEGLIGENTE OU OPEROSO PRATICANTE?

Ouvir e até gostar de ouvir a Palavra de Deus, por si só, não resolve nosso problema. Para ouvirmos com proveito a Palavra de Deus, primeiramente, precisamos nos livrar de toda impureza e maldade em nosso coração, confessando nossos pecados e buscando a santidade. Não podemos esperar que a Palavra frutifique onde há impureza e pecados não confessados! 

Tiago combate em sua carta, capítulo 1: 21 a 25 aqueles que ouviam e não praticavam; ouviam, mas suas vidas não estavam de acordo com a verdade de Deus; ouviam, mas não obedeciam! Estes, segundo Tiago, estão enganando a si mesmos, o que é o pior engano! Precisamos ouvir a Palavra de Deus, afinal a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus! 

Contudo, se apenas gostamos de ouvimos, se apenas nos contentamos em frequentar cultos, se ao ouvirmos vamos embora como se a Bíblia não nos mostrasse nossos pecados, nos levando a um profundo arrependimento, se não meditamos, se não oramos pedindo capacidade para crermos e obedecermos, somos ouvintes negligentes, estamos nos enganando. 

Temos uma avaliação falsa sobre nossa real condição espiritual. Somos como quem olha rapidamente diante de um espelho e logo vai embora, esquecendo-se de como era. Não vemos nossos defeitos, não tomamos medidas com relação ao que vimos de errado. 

Às vezes, por olharmos rapidamente e sem interesse, nem vemos o que precisa ser mudado. Não clamamos por misericórdia. Não reconhecemos nossos pecados. Que condição terrível! A Palavra de Deus precisa ser lida com calma. 

Precisamos meditar e orar, pois como um espelho, ela refletirá nossos pecados e nos levará a um arrependimento verdadeiro!

Quem é você: é apenas um ouvinte profissional de sermão? Alguém que não perde uma reunião, mas que também não está sendo transformado pela Palavra? 

Cuidado, isso é ser um ouvinte negligente. Isto é se enganar. Ou, pela graça de Deus, você é um operoso praticante? Alguém que ouve, medita e obedece ao Senhor? 

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: