PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

CONVERSÃO FARAÔNICA.

É conhecido o ditado: "pra quem está se afogando, jacará é tronco". Isto, para dizer quer uma pessoa em desespero agarra-se a qualquer coisa, no intuito de se salvar. 

Pensando nisto, vemos hoje em dia muitas pessoas agindo como Faraó agiu na Bíblia quando Deus enviou as 10 pragas para que ele libertasse o povo de Israel. 

Quando, em Êxodo 9:27,28, Deus enviou a 7ª praga, Faraó, disse: "Então o faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse-lhes: Desta vez, pequei. O Senhor é justo, mas eu e o meu povo somos ímpios. Orai ao Senhor. Basta de trovões e de chuva de pedras da parte de Deus. Eu vos deixarei ir; não ficarei mais aqui". Veja: Faraó disse que pecou! 

Reconhecer que pecou sem arrependimento não é verdadeiro reconhecimento! Muitas igrejas, hoje em dia, iriam dar um ministério a Faraó e iriam explorar financeiramente seu testemunho com shows e visitas em igrejas com o slogam: "Venham ouvir o testemunho da incrível conversão de Faraó". 

Mas, muita calma nessa hora. Leia atentamente os versos 34 e 35: "Quando Faraó viu que a chuva, as pedras e os trovões haviam cessado, continuou a pecar e endureceu o coração, tanto ele como seus subordinados. Assim, o coração de Faraó se endureceu, e ele não deixou que os israelitas partissem, conforme o Senhor havia falado por meio de Moisés". O contexto destas passagens mostra claramente a soberania de Deus sobre Faraó.

Atualmente, muitas pessoas têm falsas conversões como a de Faraó. Quando estão sofrendo, quando perdem emprego, quando estão com problemas de saúde na família, quando algo trágico lhes ocorre, então fazem promessas ao Deus que não conhecem. Querem fazer negócio com Deus. Prometem e fingem uma espiritualidade, como se isso resolvesse seus problemas. Quanto engano! 

A verdadeira conversão pode até se dar num momento de dificuldade nossa. Deus pode fazer tudo o que Ele quer e usar as circunstâncias difíceis para levar alguém a crer nEle. Não tenho dúvida alguma disso! 

Contudo, não é porque alguém se mostra crente em Deus, com expressões do tipo "graças a Deus", "Deus é quem sabe", etc, em momentos difíceis da vida que indica seguramente, que tal pessoa foi realmente salva. É preciso crer de coração e confessar a Cristo como Senhor e Salvador para ser salvo (Leia João capítulo 3). 

Não se iluda: agarrar-se a Deus somente quando as coisas estão ruins pra você não te torna um filho de Deus. 

Se de fato você foi alcançado pelo amor e pelas misericórdias de Cristo, crendo nEle verdadeiramente, você manifestará arrependimento dos seus pecados e a perseverança em continuar crendo nEle independentemente das circunstâncias terem se resolvido ou não do jeito que você queria, será uma prova robusta de que sua fé é bíblica e, portanto, verdadeira!

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: