PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quinta-feira, 24 de março de 2011

O cristão e a murmuração

Não temos dúvidas que Deus ouve nossas orações. Mesmo diante das três respostas possíveis que Ele nos dá - sim, não, espere, o fato é que podemos ter a certeza que Ele nos ouve.  Será que Ele ouve também nossas murmurações?
A Palavra de Deus é clara em I Tessalonicenses 5:18: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." Também, em Hebreus 13:5, diz: "Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes, porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei." Estas palavras não são difíceis de serem compreendidas. Porém, praticá-las tem sido um grande desafio para todo cristão. J.C. Ryle afirma com razão que "o contentamento é uma das mais raras graças divinas". Mesmo sabendo que é a vontade de Deus que sejamos gratos e contentes, é difícil vivermos assim. Reclamamos demais. Conhecemos a história do povo de Israel quando foi tirado da escravidão do Egito pela mão forte do Senhor. Sairam alegres pela liberdade que tiveram depois de anos e anos de escravidão. Contudo, o livro de Êxodo regrista nos capítulos 15, 16, que ao caminharem pelo deserto sempre debaixo do cuidado de Deus, o povo passou a murmurar contra Moisés. O verso 24 do cap. 15 lemos: "E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?". No verso 2 do cap. 16, está registrado que "toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Arão no deserto..." Moisés então responde severamente ao povo (v. 8), dizendo: "...porquanto o Senhor ouviu as vossas murmurações, com que vos queixais contra ele; pois que somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, e sim contra o Senhor." Parece incrível, mas o povo que tinha sido liberto da escravidão e que continuava sob a proteção e os cuidados do Senhor estava agora, murmurando e revoltado contra seus líderes Moisés e Arão.
Essa é exatamente a nossa história! Fomos libertos da escravidão do pecado (Rm 6:21 a 23), salvos do impérios das trevas (Cl 1:13,14), feitos novas criaturas (II Cor 5:17), fomos aceitos incondicionalmente por Cristo, Jesus morreu em nosso lugar (II Cor 5:21) e habita em nós pelo Espírito Santo (João 14), e mesmo assim, murmurarmos diariamente ante as circunstâncias da vida. Murmuração é desconfiança e falta de fé no cuidado e na provisão de Deus.  A pergunta de Moisés feita ao povo enquanto murmurava, deve ser feita á nos também: "Pois que somos nós"? Quem pensamos que somos afinal para murmurar contra Deus?
Dentre tantas verdades sobre este assunto tão importante, queremos apenas destacar duas preciosas lições. A primeira é que Deus ouve nossas murmurações. Mesmo que murmuremos apenas no coração, Deus ouve. Precisamos então aprender a dar graças a Deus em tudo e a estar contente com o que temos, sabendo que Deus não nos desampara jamais. Este aprendizado é demorado mas deve ser progressivo em nossa vida. Esta á vontade de Deus para nós. A segunda lição é que toda e qualquer murmuração que fazemos é contra Deus. Moisés disse isso ao povo -"As vossas murmurações não são contra nós, e sim contra o Senhor". Se tivermos a certeza que Deus ouve quando murmuramos e que nossas murmurações, sejam em que área for da nossa vida, são contra Deus, teremos que parar e orar em profundo arrependimento. Não podemos continuar assim na vida cristã. Que Deus nos dê condições de enxergar cada dia mais que a murmuração é um terrível pecado de ingratidão contra o Seu amor e cuidado por nós. E que também sejamos agraciados por Deus para que mesmo diante das dificulades e provações, possamos ser perseverantes e alegres (Tg 1: 2 a 4), pois Ele não nos desampara jamais.  Ser cristão e praticar a murmuração é uma contradição.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: