PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 1 de março de 2011

Servir a Deus é estar livre de problemas?

Servir a Deus, sendo fiel à Sua Palavra nos faz viver livres de problemas? Aqueles que são fiéis a Deus não estão sujeitos a serem enganados por pessoas falsas e mentirosas? O que a Bíblia diz sobre isto?
Primeiramente, lemos em João 16:33: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo”. Todo cristão está sujeito aos mesmos problemas naturais que o não cristão está, tais como: doenças, morte, perdas, acidentes, desemprego, assalto, etc. Jesus nunca prometeu livramento de problemas aqui nesta terra. Prometeu e tem cumprido sua promessa de que estará com aqueles que O aceitaram como Senhor e Salvador, consolando e dando forças para enfrentar situações adversas, assim como esteve com José, Daniel, Paulo e todos os demais. Nossa meditação hoje é sobre um aspecto da vida de José. Aprendemos com José que servir a Deus não implica em ser livres de problemas e que ter problemas nem sempre é sinal de que, necessariamente, estamos no lugar errado ou fazendo a coisa errada. No caso de José vemos por toda a sua vida, que ele serviu ao Senhor com integridade. Apesar disto, foi maltratado até mesmo pelos seus irmãos (Gn 37), sendo vendido como escravo a Potifar. Desde então, passou a servi-lo em seu palácio. Por manter-se fiel a Deus e recusar deitar-se com a mulher de seu senhor, José foi alvo de armação mentirosa, que o levou à prisão (Gn 39). Isto é uma prova que, ao contrário do que muitos pensam, a fidelidade ao Senhor muitas vezes atrai problemas ao invés de eliminá-los. Quem já não sofreu alguma humilhação, discriminação ou até agressão por dizer não ao pecado e não aos pecadores? Apesar disto, vemos que Deus concedeu a José, como tem concedido à nós também, o “bom ânimo” que nos consola em meio às dificuldades, mantendo-nos fiéis a Ele. José estava no lugar certo, fazendo o que tinha que fazer e aconteceu o que aconteceu. Não estava, digamos, com más companhias, em festa ou algo assim. A tentação não escolhe lugares, nem momentos. E porque José recusou o convite da mulher? Sabemos que foi unicamente pelo seu temor a Deus, evidenciado em sua máxima: "pecaria eu contra Deus?". Sua fidelidade lhe causou sérios problemas. Dizer não ao pecado implica, muitas vezes, em situações difíceis. Todavia, sempre é a melhor coisa a se fazer, sem dúvidas! José não tenta se explicar e muito menos, se arrepende por ter dito “não” à mulher. Ele sabia que obedecer a Deus sempre é o melhor e que Deus não o abandonaria nem mesmo na prisão (v.21). José preferia estar preso por ter sido fiel a Deus, a estar livre em pecado. Já preso, o carcereiro foi usado por Deus para tratar bem a José e confiou tudo a ele na prisão (v.22). José então ajuda seu amigo de cárcere e novamente é alvo de desprezo e abandono (40:23).Mais uma situação adversa no curriculun de José. Mas, ”o Senhor era com José” (Gn 39:2) e isso fez e faz toda a diferença! Tudo estava e está debaixo da vontade de Deus. Muita coisa depois ainda aconteceu com este homem, mas paramos por aqui para refletirmos sobre alguns princípios Bíblicos para nossa meditação: a) ser fiel a Deus nem sempre nos traz benefícios imediatos; b) ser fiel a Deus não significa estar livre de mentiras, ciladas e falsidades; c) não é porque estamos fazendo a vontade de Deus que não teremos tentações; d) devemos fidelidade a Deus ainda que sozinhos num ambiente hostil e independente dos resultados; e) Deus jamais nos desamparará apesar do que as pessoas possam nos fazer; f) dizer não ao pecado é sempre o nosso dever e o melhor para nós (Pv 1:10); g) Deus há de nos colocar ao lado de pessoas que nos ajudarão, como pôs José ao lado do carcereiro.
Ser fiel a Deus muitas vezes atrai problemas, mas atrai muito mais a benção e a proteção dEle. Que sejamos fiéis por amor ao Senhor. Que O amemos porque Ele nos amou primeiro.

Alexandre Bornelli

Nenhum comentário: