PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Você peca ou vive pecando?

Jesus morreu na cruz para levar sobre Si os nossos pecados e imputar em nós a Sua justiça. Isto garante que o cristão não peca mais? Qual a diferença entre pecar e viver pecando?
Vemos por toda a Bíblia que mesmo aqueles que foram feitos filhos de Deus (João 1:12) ainda pecam (I João 1:8). Porém, não são mais dominados pelo pecado, ou seja, não vivem na prática do pecado. Paulo combate esta questão em Romanos (6:2): "...como viveremos ainda no pecado,nós os que para ele morremos?" E conclui no verso 12: "Não reine portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões". Paulo está ensinando que o cristão, apesar de salvo, ainda peca, mas o pecado não mais deve reinar em seu coração, dominando suas atitudes. É o que conclui no verso 14: "Porque o pecado não terá domínio sobre vós...". Em I João 2, vemos que é possível o cristão pecar, mas que deve ser algo acidental, quando diz “SE alguém pecar...” (grifo nosso). Noutras palavras, não é para vocês pecarem, mas isso pode acontecer ainda. E, se por acaso acontecer, façam o que foi ensinado no capítulo 1 verso 9, ou seja, confesse. O texto de I João 3: 6 nos ajuda a entender que o verdadeiro crente não pode viver pecando, pois diz: “Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não no viu, nem o conheceu.” A razão do verdadeiro cristão não viver na prática do pecado está no verso 9: “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.” Augustus Nicodemus Lopes, em seu comentário de I João, pag. 89, afirma que "A santidade de vida, assim, é mais uma vez apresentada por João como um teste do verdadeiro cristianismo. O filho de Deus não vive transgredindo a Lei de seu Pai. Quem leva uma vida de pecado nunca viu nem conheceu a Deus, mesmo que professe ser cristão. As suas obras falam mais alto que sua profissão de fé.". Importante esclarecer que pecado é toda e qualquer transgressão à Lei de Deus, quer seja fazendo o que ela proíbe ou não fazendo o que ela manda que façamos. Um pouco mais a frente, na página 94, Nicodemus define esta questão dizendo que "Todo cristão ainda peca porque permanece nele resíduos da velha natureza pecaminosa, de forma que não estão ainda inteiramente livres do pecado". Jesus veio para nos libertar do poder do pecado então, como dizer-se cristão aquele que ainda vive pecando deliberadamente? Quem é que vive na prática do pecado? Em I João 3: 8 a 9, temos a resposta: “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio”. Aqueles que de fato conhecem a Deus, pecam, mas não vivem pecando, porque O conhecem e, por isso, buscam a santidade diária.
Portanto, aqueles que se professam cristãos, mas que vivem na prática do pecado, segundo o teste bíblico, não são filhos de Deus, Deus ainda não os libertou da escravidão do pecado. Só nos resta, então, responder às seguintes perguntas: como tem sido nossa vida? Temos, pela Graça de Deus, obtido vitórias sobre o pecado? Nossa vida é contrária à Palavra de Deus? O pecado reina em nosso coração? O arrependimento sincero e o abandono do pecado fazem parte da nossa vida? Este teste determina se somos de fato filhos de Deus ou não.

Alexandre Bornelli

Nenhum comentário: