PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Todo cristão é um pouco camaleão

O cristão que vive tentando se adaptar à Palavra de Deus e ao mundo é semelhante ao camaleão que luta por manter a aparência conforme o ambiente. Tal pessoa é facilmente manipulada pelos valores do mundo, justamente por lhe faltar valores cristãos. Analisando bem, todos nós somos um pouco camaleão. Qual a causa disto?
Alguns textos bíblicos que nos ajudam a combater este pecado do conformismo ao mundo: Salmo 51:12 que diz sobre a perda da alegria da salvação; Romanos 12:2 que nos diz para não nos conformarmos a este século; I João 2:15 a 17 que exorta-nos a não amarmos este mundo e nem as coisas que nele há; Tiago 4:4 que deixa claro que a amizade do mundo é inimiga de Deus e Efésios 2:1 a 10 que mostra o antes e o depois daqueles que realmente foram salvos por Cristo Jesus. Particularmente, o salmo 51:12 é o texto mais claro, pois quando perdemos a alegria da salvação, a alegria do mundo invade nosso coração e nos tornamos crentes camaleão. Devemos, então, nos perguntar: fomos salvos de que se ainda estamos conformados a este mundo? Segundo a Bíblia, em II Coríntios 5:15, Jesus morreu por nós para que NÃO vivamos mais para nós mesmos, mas para Ele. Paulo em Romanos 7: 4 a 6, fala a mesma verdade, diz que éramos servos do pecado e agora fomos feitos servos de Cristo. Não fomos salvos para nós mesmos! Também em Gálatas 1:4, Paulo diz sobre um dos propósitos da salvação, que foi de nos desarraigar deste mundo perverso. Ou seja, tirar nossas raízes deste mundo e colocá-las em Deus. Então, vemos claramente que Deus nos salvou do inferno (algo futuro), nos salvou de vivermos para nós mesmos, mas também, nos salvou deste mundo perverso. Quando um cristão deseja se conformar ao mundo, está dizendo: “Senhor, quero voltar ao mesmo lugar de onde o Senhor me tirou, quero me conformar a este mundo perverso novamente.” Vejamos como isto é pecaminoso. Não é apenas dizer em tom de brincadeira e apelidos: “aquele é crente camaleão”. É desmerecer a salvação de Cristo. É fazer pouco caso da salvação.
Diante disto, concluímos que, embora tenhamos que lutar ininterruptamente contra o mundanismo, todos nós, uns menos outros mais; uns em uma área, outros, porém, em outra, agimos como o camaleão. É certo que vivemos neste mundo perverso, onde devemos ser sal e luz, mas o mundo não pode viver dentro de nós! Nossa libertação está em Romanos 12:2: “... transformai-vos pela renovação da nossa mente”. A Palavra tem que nos ganhar cada dia mais. Precisamos meditar nas Escrituras todos os dias (Josué 1:8, Salmo 1 e Colossenses 3:16). O Espírito Santo usará a Palavra para renovar e transformar nossa mente. Para eliminarmos a dúvida se estamos nos conformando a este mundo ou não, devemos responder a estas perguntinhas simples: Quem determina nosso jeito de vestir, namorar, trabalhar, estudar, falar, praticar esportes, relacionar, usar a internet, ver televisão, ouvir música? É a Palavra de Deus ou o Mundo?

Alexandre Bornelli

Nenhum comentário: