PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O egoísta e o ouriço

Ninguém aprova o egoísmo. Ninguém quer conviver com um egoísta. Ninguém se acha egoísta. Estas três afirmações saem constantemente da boca da maioria de nós. O egoísta definitivamente, não tem vez. Nem mesmo uma simples criança egoísta é algo aceitável. O fato é que todos nós nascemos egoístas e precisamos ser libertos disso.
Muito se poderia falar sobre egoísmo. No entanto, nos limitaremos em fazer uma simples, mas interessante abordagem do assunto. Primeiro, é preciso detectar o que é ser egoísta. Egoísta é aquele que acredita que o mundo, todas as pessoas e até Deus, devem girar em torno de si. Justamente por isso, o egoísmo é a fonte principal que corrói os relacionamentos, seja com Deus ou com o próximo. Há várias espécies de egoístas: têm aqueles que crêem que Deus não é Deus sem ele; têm os egoístas tradicionais que são os possessivos e não emprestam nada a ninguém; os que exigem que todas as pessoas lhes satisfaçam; têm aqueles que só conversam com as pessoas sobre que o gostam de fazer, demonstrando total desinteresse pelo que o outro também gosta. Na verdade, todo egoísta é um amante de si mesmo e, por isso é incapaz de participar do “mundo” do outro. Ao contrário, quer todos em seu mundo, admirando-o. Até mesmo quando o assunto é espiritual, o egoísta se destaca e não perde a oportunidade, dizendo sempre que seu ponto de vista é o melhor, seu argumento o mais correto e o livro que está lendo o mais edificante. Mas, afinal, foi para continuarmos egoístas que Deus nos salvou?
A Bíblia nos ensina algo a respeito do egoísmo em Romanos 12:3, quando diz: “Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo, além do que convém, antes pense com moderação segunda a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” Todos nós nascemos pensando mais de nós mesmos do que convém, fruto do pecado original. Segundo o comentárista Willian Hendriksen, Paulo adverte aqui contra o pecado da auto-estima exagerada, insistindo para que todos sejam equilibrados, nao se julgando o TAL! Cada indivíduo deve avaliar-se não medindo a si mesmo com sua própria fita métrica, mas pela medida da fé qeu Deus lhes designou. Enquanto a Palavra não nos libertar desse cativeiro, viveremos afastados da graça de Deus e também, afastados uns dos outros, pois o relacionamento bíblico é pautado no amor, serviço e doação a Deus e ao próximo.
É tão sério o egoísmo, que a Palavra de Deus afirma em II Timóteo 3:2, dentre outras características, que no fim dos tempos as pessoas serão (ainda mais) egoístas. O comentarista bíblico Willian Hendriksen, em seu comentário de II Tm, pag. 349, traz um exemplo interessante sobre o egoísta, dizendo-o ser igual ao ouriço que enrola-se sobre si mesmo, formando uma bola, deixando em seu interior a penugem suave e quente (amante de si mesmo, egoísta) e exibe os espinhos agudos para quem estiver do lado de fora (que agrada a si próprio, soberbo, arrogante). Mattew Henry, comentando o livro de II Timóteo, pag. 714, diz: “Quem não ama a si mesmo? Mas, aqui se tem em mente um amor próprio irregular e pecaminoso. As pessoas amam o seu eu carnal mais do que o seu eu espiritual. Elas têm prazer em gratificar seus próprios desejos mais do que agradar a Deus e cumprir seu dever. Em vez da caridade cristã, que cuida do bem-estar dos outros, elas somente se preocupam consigo mesmas e preferem sua própria gratificação à edificação da igreja”. Nascemos amantes de nós mesmos, somos unidos à nossa própria vontade egoísta e pecaminosa. Somente pela Graça de Deus é que podemos experimentar um divórcio desta trágica união.
A salvação em Cristo inclui uma libertação progressiva desse egoísmo pecaminoso para experimentarmos o que somente o amor de Deus pode fazer em nós e por nós: transformar criaturas egoístas, ensimesmadas, em pessoas que se relacionam melhor com Deus e com o próximo. Resumindo: o cristão egoísta é uma aberração que precisa urgentemente de uma genuína salvação em Cristo Jesus. Afinal, a morte de Cristo foi também para nos livrar do egoísmo de viver para nós mesmos, segundo II Coríntios 5:15 nos ensina: "E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou".

Alexandre Bornelli

2 comentários:

Anônimo disse...

Amei o comentário, achei fantástico, muito apropriado até mesmo para o casamento. Quantos lares se desfazem porque o egoísmo impera, portanto temos que estar atentos para que mudemos de atitudes egoistas.

Deus os abençoe ricamente, fui muito edificada.

Anônimo disse...

Muito bom e edificante!!