PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Andando como Ele andou (I João 2:6)

O evangelho de I João é totalmente prático. O apóstolo, inspirado por Deus, vai diminuindo os escapes de fuga do leitor em cada versículo. João ao lançar um princípio bíblico, logo coloca o leitor à prova a respeito do princípio lançado. E dai, não há escapatória. Somos ensinados e, logo em seguida, colocados á prova para ver se estamos realmente obedecendo.
Observamos isto claramente em I João 2:6, que diz: "Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou". É preciso definir o que João quer dizer com "permanece em Cristo". Segundo o teólogo Augustus Nicodemus Lopes, em seu comentário da primeira carta de João, pag. 54, "permanecer em Cristo, aqui na carta de João, é a mesma coisa que crer nele, conhecê-lo e ter comunhão com ele." O que então evidencia que permanecemos em Cristo? O próprio João, no mesmo versículo, nos responde: "...esse também deve andar assim como ele andou". Ora, e como foi que Cristo andou sobre a terra? O mesmo Nicodemus diz: "João provavelmente tem em mente o andar obediente de Jesus diante do Pai, que foi o aspecto que mais caracterizou sua vida como homem aqui neste mundo (ver Fp 2:8)." Pronto, a questão está encerrada. Não há detalhes a se resolver. Não há alternativas a escolher. Há somente uma evidência segura e bíblica que nos garante se permanecemos ou não em Cristo, e ela se chama obediência a Deus. Aquele que diz permanecer em Cristo deve andar em obediência a Deus, do contrário, está enganando a si mesmo. Este é o sinal seguro de alguém que permanece em Cristo, a obediência aos seus mandamentos. É isto que lemos em João 15:10: "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e no seu amor permaneço."
Portanto, não há como dizer que permanecemos em Deus se não guardamos os Seus mandamentos, e se o nosso andar está em desacordo com os ensinamentos da Bíblia. Podemos cultivar hábitos religiosos e afirmar que permanecemos em Cristo. Entretanto, se nossa vida é marcada por pecados não confessados, por um andar totalmente oposto ao que Cristo andou, se a santidade não faz parte do nosso dia-a-dia, se não prezamos pela fuga do pecado por amor a Deus, se o arrependimento também não faz parte do nosso dia-a-dia, podemos estar andando em qualquer outro caminho, menos nos caminhos do Senhor. E, consequentemente, não permanecemos em Cristo. É inevitável, portanto, que aquele diz que permanece em Cristo, deve, necessariamente, andar como Cristo andou. Evidente que Cristo andou em perfeição, pois Ele não conheceu o pecado (II Cor. 5: 21). Porém, o que Deus requer de nós não é um andar perfeito (o que nos seria impossível cumprir), pois Ele sabe que somos pecadores, mas, sim, um andar em obediência aos Seus mandamentos, buscando o arrependimento sempre que pecarmos. E, isto sim, está ao nosso alcance cumprir, unicamente pela graça e misericórdia do nosso Senhor.
Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: