PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Podemos determinar algo para Deus?

Naturalmente, o ser humano sempre gostou mais de mandar do que de obedecer, pois ele ama ter o poder sobre as situações. Poder é uma das coisas que mais embriaga o ser humano. Seja poder para fazer acontecer ou para impedir algo de acontecer, poder sobre as pessoas, coisas, objetos e até mesmo (pasmem!) sobre Deus.
Muitos pastores, uns de má-fé e outros de "sem-fé" no verdadeiro Deus da Bíblia, ensinam por ai que o homem pode determinar as coisas diante de Deus e, isto o obriga a fazer o que foi determinado. Ou seja, ensinam que o homem é o deus da situação. Sim, pois se Deus tem que realizar aquilo que o homem determina, logo quem está no controle da situação é o próprio homem.
Este ensinamento, totalmente divorciado das Escrituras, traz um prejuízo sem medidas para nosso relacionamento com Deus.
O que você irá ler abaixo foi uma troca emails, que realmente aconteceu, sobre este assunto.


PERGUNTA FEITA À MIM POR EMAIL:

Graça e Paz!

Irmão, ouvi uma pregação na qual o mensageiro pregava sobre o seguinte tema: " Tudo o que pedires ao Pai em Meu mome, Ele vô-lo concederá", Ele dizia que a tradução correta da Língua Grega, para a Língua Portuguesa não seria pedires e sim DETERMINARES, isto estaria correto? Estou no começo dos meus estudos, não tenho este domínio. Desde já agradeço pela ajuda.



MINHA RESPOSTA:

Graça e Paz irmão.
Irmão, não sou estudioso do Grego, por isso recorri ao dicionário VINE para ver o siginificado no original.
Como eu já esperava, NÃO encontrei esse significado - determinares - para essa palavra. Ela, ao contrário, tem o sentido de rogar, suplicar, como alguem inferior (ex. filho diante do pai) suplica a alguém superior.
Evidente que muitas igrejas (falando de forma geral, pois desconheço o pastor que deu tal significado) distorcem o evangelho de Deus, querendo colocar o homem em igualdade diante de Deus, dizendo que ele (homem) pode exigir/determinar alguma coisa pra Deus. Isto, biblicamente e diante da teologia reformada, a qual creio, é um absurdo e uma ofensa a Deus. Quem somos nós para determinar algo para Deus? Quem é o homem para ter direitos diante do Soberano Criador, Rei do universo?
Separei alguns, e somente alguns textos biblicos, dentre muitos outros, que pode ajudar o irmão a pensar nisso. São textos que mostra a majestade de Deus e a insignificancia do homem diante Dele - ISAÍAS 40:12 a 31 - ATOS 17:24 a 30 - DANIEL capítulo 9 - JÓ capítulos 38,39,40,41 e 42.

Leia estas passagens e encontre nelas a grandeza de nosso Deus, a infinita distancia que há entre nós e Deus....como o homem pode determinar algo diante de um Deus assim??? Só mesmo quem desconhece o Deus das Escrituras é que pensa poder determinar algo pra Deus realizar.
Algumas igrejas pregam que temos direitos, que se fizermos tal e tal coisa Deus está obrigado a nos abençoar, que se determinarmos algo Deus fará acontecer...blá blá blá...

Irmão, não creio assim, pois a Bíblia não mostra isso. Creio que podemos pedir, suplicar a Deus e esperar nele confiantemente (Salmo 40). Podemos colocar diante de Deus nossa vontade, mas sempre sujeitando-a diante da vontade SOBERANA de Deus. Podemos pedir, suplicar, e devemos esperar e orar como Jesus orou "...seja feita a Tua vontade". Sempre ao final de nossas orações precisamos acrescentar.." mas seja feita a Tua vontade e não a minha ó Senhor".

Creio, com base bíblica que Deus não está nem por fio de cabelo, preso à nossa vontade e determinação (absurda). Deus é Deus e nós, o barro.
Quem prega um evangelho que aprova o homem determinar algo pra Deus, que prega que Deus está obrigado/vinculado a nos abençoar de alguma forma, desconhece a Bíblia de Gênesis a Apocalipse....
Toda a Bíblia ensina que Deus é quem criou e quem sustenta o universo e que diante Dele, as nações são como pó num balança, ou seja, mesmo que nada.

Diante de um Deus assim, só nos resta mesmo dobrar os joelhos, orar e suplicar a Ele para que o nosso coração seja cada dia mais ganho e convertido a crer num Deus assim.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Se o irmão quiser, posso indicar alguns livros sobre o assunto.
Estou encaminhando em anexo uma musica cristã (formato mp3) que diz muito bem sobre esse assunto. O grupo se chama LOGOS .
Que Deus o abençoe.
Alexandre.

2 comentários:

Emerson Moraes disse...

Parabéns pelo comentário e pelo tema.Que Deus os abençoe.

TchaRleswin disse...

Gostei muito da sua colocação irmão, penso da mesma forma. O que você poderiam me falar sobre pessoas e até pastores que dizem por exemplo; "Eu determino a vitória sobre essa dificuldade pelo poder dado a mim no nome de Jesus". Temos realmente essa autoridade de determinar tais coisas. Agradeço desde já.