PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

NÃO ACEITE TODOS OS CONSELHOS, ATÉ MESMO O QUE VEM DOS SEUS AMIGOS.

Não se pode confiar em ninguém hoje em dia? Tudo bem que recusar conselhos de estranhos é algo recomendável, mas recusar conselhos também que vêm dos amigos já não é exagero?  Lembram-se dos amigos de Jó?!
Existem os ímpios que pensam com a mente natural, não regenerada e portanto, seus conselhos não serão em conformidade com a Bíblia. Podem, evidentemente, dar conselhos profissionais e morais corretos. Mas, nos referimos a conselhos em relação à sua vida, suas escolhas, modo de viver, prioridades, atitudes, modo de criar os filhos, de comprar, vender, se divertir, etc. Leia o Salmo 1. Cuidado com isso.

Existem também aqueles que se dizem irmãos na fé, mas que na verdade são lobos em pele de cordeiro. Paulo fala deles em I Coríntios 5:11:"Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o qual nem ainda comais". Afinal, eles chegam de mansinho, com cara de crente, vocabulário de crente, mas coração de ímpio. Querem infiltrar sorrateiramente para acabar com nossa paz com Deus e desviar-no do caminho da santidade. Muito mais cuidado com esses!

E existem ainda os verdadeiros amigos crentes. Aqueles que embora ainda pecadores como nós, buscam a santidade, buscam obedecer a Deus e querem o nosso bem conforme a Palavra de Deus. Mesmo em relação a estes amigos, que são uma bênção de Deus em nossa vida e os quais devemos preservar como verdadeiros amigis, não podemos "engolir" todos os seus conselhos. Podemos sim sempre consultá-los e ouvi-los, mas conferindo o que dizem com as Escrituras. A Bíblia diz que o sábio ouve conselhos! (Pv 12:15)

Contudo, pode ser que mesmo sinceros na intenção, estejam ainda imaturos na fé, pode ser que estejam passando por um momento tal como o Filho Pródigo, de ilusão com o mundo. Pode ser que não estejam conseguindo vencer seus pecados e estejam precisando mais de socorro do que de socorrer alguém. Tudo isso, sem retirar ou manchar o fato de que são cristãos verdadeiros!

A quem devemos ouvir então? Quais conselhos são 100% seguros sempre e sempre? Devemos ter a Palavra de Deus como fonte fiel e segura de tudo o que precisamos saber. E claro, Deus usa os irmãos na fé para nos ajudar com conselhos preciosos. Mas, confiram tudo o que ouve para ver se está de acordo com os ensinamentos de Jesus!

Para terminar, ouçamos Spurgeon: " Sejam sábios, a fim de que o conselho de um amigo não cause mais desordem que a difamação de um inimigo. O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa. Sigam seu vizinho até onde o bom senso estiver com vocês , mas se separem a partir do momento em que o sapato da consciência começar a apertar seus pés. Comece com seu amigo do mesmo modo que pretende continuar e, desde o início, faça-o saber que você não é um homem feito de massa, mas alguém que tem opinião sobre si mesmo e pretende usá-la. Pare no momento em que descobrir que está fora da estrada e pegue imediatamente o atalho de volta mais próximo. A forma de evitar grandes erros é cuidar dos pequenos. Portanto, pare a tempo se não quiser que seu amigo o leve para o fosso. É melhor ofender seu conhecido que perder seu caráter e arriscar sua alma. Não se deixe persuadir a arruinar a si mesmo - desprezar a si mesmo para agradar os companheiros é desperdiçar dinheiro com algo que não vale a pena. Aprenda a dizer "NÃO", pois isso é mais útil para você que aprender inglês.*


* no texto original, no lugar da palavra "inglês", estava a palavra "latim". A troca foi para atualizar, visto que o latim em nosso tempo não tem mesmo tanta importância como tem o inglês. A idéia do texto, portanto, permanece inalterada.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: