PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

TODO CRISTÃO QUE VAI, VOLTA!

Ao ouvirmos algo sobre a parábola do Filho pródigo, corremos o risco de nos comportarmos como quem está assistindo a um filme ou a um jogo pela vigésima vez, ou seja, ficamos desatentos e indispostos porque conhecemos tudo o que já aconteceu. Somos loucos por novidades. Isto não é ruim, isto é péssimo! 

A Palavra de Deus torna as coisas velhas, novas todos os dias! Por mais que tenhamos lido, escutado e pregado sobre qualquer passagem da Escrituras, sempre e sempre seremos exortados, alimentados e edificados, porque a Palavra de Deus é viva e eficaz! Nunca é um replay, nunca é uma repetição monótona. É viva!

Com isto, podemos sempre ser edificados pela mensagem de Lucas 15:11, que nos conta a história do filho pródigo. Aqui,serei breve (espero!) e apenas deixar algumas verdades que tenho aprendido com esta passagem. Quem quiser ouvir a mensagem completa pregada sobre este assunto, basta acessar a página wwww.comunidadecristademaringa.com.br, ir em "mensagens", depois clicar em "pregações". Você poderá ouvir e baixar a mensagem pregada dia 8.02.2015.

Resumidamente, aprendemos que:

a) dos versos 11 a 16, quando o pródigo sai de casa, vemos a nossa história! Vemos o coração enganoso que temos de pensar que longe da comunhão com o pai seremos mais felizes. Na verdade, não era o mundo que estava à disposição do pródigo, mas sim, ele é quem estava à disposição do mundo! Aqui fala do prazer transitório do pecado! Quem deseja seguir seu próprio coração sofrerá como o filho pródigo. O pecado é um engano. É um senhor cruel! Não há alegria verdadeira fora da comunhão com Deus! 

b) dos versos 17 a 19 vemos o agir de Deus! "Caindo em si..." diz o texto. Ora, quem pode "cair em si" senão quando Deus o faz cair em si? Ninguém. Aprendemos também a importância de cultivarmos uma consciência limpa e sensível à Deus. Fala também da importância de falarmos a verdade sobre nossos pecados conosco mesmos. Fala ainda de uma volta arrependida para Deus, confessando nossos próprios pecados como sendo, de fato, pecados! Fala de assumir diante de Deus e dos outros nossos pecados.

c) os versos 20 a 24 nos mostra que mais do que falar a verdade conosco mesmos, precisamos falar a verdade com Deus e com o próximo. Isto é comunhão! Chegou um momento em que o pródigo parou de ensaiar sua confissão e, de fato, levantou-se e encarou seus pecados diante do Pai, pois estava arrependido! Remorso nos faz ficar apenas desapontados com nossas atitudes, mas o arrependimento que é graça de Deus, nos faz odiar o pecado e abandoná-lo. "E levantando-se, foi para o seu pai..., e disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti..." Você já fez isso alguma vez? Quem está arrependido, está humilhado e quem está humilhado está vazio de si mesmo, mas está cheio da graça de Deus e por isso não oculta seus pecados e nem tenta deixá-los mais bonitos. Isso é coisas dos hipócritas.

d) Por fim, vemos dos versos 20 a 22 os braços abertos do Pai. Que figura linda! O Pai havia perdoado o filho antes mesmo do filho pedir perdão! Por isso, o Pai não aproveitou da situação para falar, para condenar e relembrar o que o filho havia feito! É assim que Deus nos perdoou e é assim que devemos perdoar os outros também! O Pai sempre está com os braços abertos para receber os pecadores arrependidos! 

Pródigo não é aquele que desperdiça a vida, tempo e dons somente nas drogas, álcool ou criminalidade. Muitos estão desperdiçando a vida todos os dias preferindo as riquezas, a fama, o prazer pessoal, as coisas deste mundo em detrimento de servirem a Deus e andarem em santidade e em comunhão com Ele. Que Deus nos capacite a nos arrependermos e a nos voltarmos para Ele!

Todo aquele que de fato é cristão volta para seu Pai, com cicatrizes, com duras colheitas sim. Mas, volta pela graça de Deus!

Alexandre Pereira Bornelli


Nenhum comentário: