PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 3 de março de 2015

QUEM É MAIS PERIGOSO: A URSA SEM FILHOTES OU O INSENSATO?

Sabemos que ursos são animais fortes e extremamente perigosos! Imagine então, o perigo de estar próximo de uma ursa que teve seus filhotes roubados! Poucas situações são tão perigosas quanto essa!

Entretanto, a Bíblia diz em Provérbios 17:12, que "é melhor encontrar uma ursa da qual roubaram os filhotes do que um tolo em sua insensatez"! Mas, por quê? Quem é insensato afinal de contas? 

Segundo as Escrituras, insensato é todo aquele que "despreza a sabedoria e a disciplina" (Pv. 1:7). O insensato pode ser alguém de bom intelecto, inteligente, mas é incontido, não mede suas palavras, não pensa antes de falar. Fala pelos "cotovelos". Profere palavras totalmente sem qualquer reflexão, consideração, respeito, moral e edificantes. Sua insensatez explode no uso da língua. 

Veja o que provérbios diz sobre isso: Capítulo 10:8 - "a boca do insensato o leva à ruína" e "derrama insensatez" (15:2). É muito difícil um insensato ficar calado. Sua língua derrama insensatez! Outra característica dele, é que "responde antes de ouvir", e por isso "comete insensatez e passa vergonha" (18:13). Veja o perigo que tal pessoa é para o bom convívio na família, na igreja e sociedade. Ele fere as pessoas constantemente com as palavras e faz disso seu hábito de vida!

Portanto, cuidemos para não sermos insensatos em nossos relacionamentos e cuidemos também para não ficarmos próximos de um deles.

Alexandre Pereira Bornelli


Nenhum comentário: