PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 10 de junho de 2013

VOCÊ DESPREZA A PALAVRA DE DEUS?

Conhecemos bem a história de Davi. Ela é fascinante, cheia de acontecimentos extraordinários e experiências singulares com Deus. Vitórias e derrotas fazem parte da linda história desse homem que foi chamado de "homem segundo o coração de Deus", não porque nunca pecava, mas porque sempre tinha consciência de seus pecados e sempre se arrependia quando Deus lhe mostrava sua condição.

Entretanto, em II Samuel 12:9 lemos um grave acontecimento na vida deste homem de Deus. Após pecar e tentar encobrir seu pecado com Bate-Seba, matando inclusive Urias, Davi é confrontado por Natã que, enviado por Deus, diz ao Rei: "Por que, pois, desprezaste a Palavra do Senhor, fazendo o que era mau perante ele?". E, na continuação dos versículos até o numero 14, lemos as trágicas consequências que Davi colheu por seu pecado mesmo sendo perdoado por Deus.

Davi foi poupado da morte, mas o filho que nasceu desse adultério, não. Houve também incesto, rebelião, intriga e revolta como consequências desse pecado. Que triste colheita!

Os versos de 13 e 14 mostram que Davi realmente reconheceu seu pecado, não apresentou justificativas para se defender, antes o confessou diante de Deus. Em seguida, Natã diz que o rei foi perdoado, mas as consequências não foram eliminadas da sua vida. Isto, para Davi ficar com as cicatrizes e temer mais a Deus, não desprezando Sua Palavra. Deus não varre nosso pecado para "debaixo do tapete".

Vemos claramente que todo esse "furacão" na vida de Davi nasceu de seu desprezo à Palavra de Deus.Vemos também que o pecado não é mera tolice de nossa parte, não uma leve ofensa contra alguém ou contra nossa própria vida, mas sim, é contra Deus, contra o Criador e o referêncial supremo do universo.

Concluímos então que não podemos desprezar a Bíblia. Os ímpios estão desprezando abertamente essa Palavra vivendo intensamente no pecado. Todavia, você que se diz cristão, pode cultivar um desprezo à medida em que opta por uma obediência parcial, procurando valorizar certa parte da Palavra que lhes é conveniente. Quando sabemos como proceder, mas agimos de outro modo, estamos desprezando a Palavra. É o que diz Tiago 4:17: "Portanto, aquele sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando".

Mas, graças a Deus que se pecamos ainda podemos confessar e arrepender (I João 1:5 a 9 e Provérbios 28:13). Não precisamos desesperar. Ao contrário, devemos orar confessando diante de Deus nosso pecado e suplicando pela misericórdia divina. 

Vemos que Davi, já velho, aprendeu a lição divina, pois em I Reis 1:3 e 4 ele foi cuidado por uma jovem formosa chamada Abisague. Contudo, a Bíblia diz que "a jovem era sobremaneira formosa; cuidava do rei e o servia, porém o rei não a possuiu". Não por ser velho, mas por ter amadurecido na fé e aprendido a lição de Gálatas 6:7: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isto também colherá".

Aprendamos, sem precisar passar por esta mesma terrível experiência de Davi, que desprezar a Palavra de Deus é algo insano e que as consequências virão, mesmo que antes dela chegue o perdão de Deus. Esta advertência bíblica tem total validade em nossos dias. Cuidemos e oremos.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: