PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 28 de junho de 2013

QUAL É A SUA INCLINAÇÃO?



A Bíblia usa a expressão – inclinar – para definir aqueles que são filhos de Deus e os que não são.

Em Romanos 8:5, Paulo traz uma evidência que distingue os que andam segundo a carne, portanto, que estão mortos espiritualmente (Efésios 2), e os que andam segundo o Espírito de Deus, ou seja, os que foram salvos por Cristo Jesus. Diz o verso 5: “Porque os que  se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas, os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito”

Existem dois grupos aqui. O primeiro se inclina, se volta, se submete às coisas da carne. Para este grupo o que importa são os apetites carnais descritos em Gálatas 5: 19 a 21: “prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissenções, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas”. Este grupo não pensa em agradar a Deus com sua vida e de fato não pode agradá-lo (Rm 8:14), ainda que tenham moralidade destacada. Antes, por não se submeterem a Palavra  de Deus, acabam desprezando a Cristo, vivendo para satisfazer sua própria vontade e seus desejos pecaminosos, submetendo-se a tais desejos prazerosamente, sendo prisioneiros do pecado. Você é desse grupo?

O outro grupo descrito no texto de Romanos, ao contrário, se inclina, ou seja, se volta e se submete às coisas do Espírito de Deus. Tais pessoas ainda pecam acidentalmente, pois o pecado não foi totalmente erradicado de suas vidas, mas, ao pecarem, sempre buscam arrependimento e purificação (I João 1:5 a 9). Este grupo, pela Graça do Senhor, se submete à Palavra de Deus e luta árdua e constantemente para não submeter-se aos desejos carnais (Gl 5:17). O que dá prazer a este grupo é fazer a vontade de Deus e andar em santidade ao Senhor (Hb 12:14). Este é o seu grupo?

Paulo deixa claro então, que existem somente dois grupos apenas. Não existe um terceiro grupo que consegue viver ora inclinando para a carne e ora,  inclinando para o Espírito, querendo unir os dois modos de vida, tentando ser um pouco do mundo e um pouco de Deus. Tiago 4:4 já sentencia que “aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus”.

Em qual destes dois grupos estamos? Inclinação aqui não é tendência. Não podemos dizer que certos dias somos mais tendentes ao Espírito, mas que dependendo do dia e circunstâncias, somos tendentes a carne. Sabemos pela Palavra que no cristão verdadeiro existe a luta entre a carne e o Espírito existe e que ela é forte. Contudo, existe a luta! A ausência dessa luta contra o pecado é evidência incontestável que tal pessoa inda está totalmente presa ao pecado. Isto é uma questão de velha ou de nova natureza, da velha ou da nova criatura (II Coríntios 5:17). 

Diante disto, basta vermos nossa vida, nossos pensamentos, práticas diárias, preferências, escolhas, etc. Temos vivido satisfazendo a vontade da carne e dos pensamentos, característica dos que estão mortos espiritualmente (Ef 2:1,2)? Ou, temos buscado com sinceridade andar e viver para agradar a Deus, lutando contra nossos desejos carnais (Ef. 2:4)? Oremos suplicando ao Espírito Santo que nos convença do pecado e nos guie a toda a Verdade.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: