PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quinta-feira, 20 de junho de 2013

AME O PRÓXIMO ENQUANTO ELE ESTÁ VIVO!



Chorar pela morte de pessoas que amamos é algo natural até mesmo para os cristãos que creem na vida eterna. A Bíblia relata casos de sofrimento pela morte de pessoas, por parte de parentes ou pessoas próximas, como exemplo o texto de II Samuel 1: 11 e 12 em que Davi pranteou e chorou até a tarde a morte de Saul e Jônatas. Deus nos dá a liberdade de sofrermos com a morte dos que amamos.

Contudo, antes de lamentarmos a morte, precisamos aproveitar a vida. Antes de prestarmos homenagens no funeral, precisamos honrar em vida. Antes de chorarmos pela perda, precisamos agradecer pela existência de pessoas que amamos. Antes de declararmos o quanto amávamos é necessário dizer e demonstrar com atitudes que amamos as pessoas. Honrar um morto é mais fácil do que fazê-lo em vida.

Sem adentrar em toda história de Davi quando pecou com Bate-Seba, importante enfocar um detalhe que impressiona. Desse pecado nasceu uma criança, mas ela morreu uma semana após nascer (II Samuel 12: 15 a 23). Diz o verso 15 que “o Senhor feriu a criança que a mulher de Urias dera à luz a Davi; e a criança adoeceu gravemente”

Enquanto a criança estava gravemente doente, Davi (versos 16 a 19) buscou a Deus por ela, jejuou e passou a noite prostrado em terra (verso 16). Ao sétimo dia, porém, a criança morreu. Visto o sofrimento do Rei quando a criança estava doente, os seus servos temiam contar-lhe o pior. Davi, percebendo o cochicho deles, perguntou se a criança havia morrido. Foi então que confirmaram a morte. O medo da reação do Rei era muito grande (versos 18 e 19). Mas, eis a surpresa.

Ao saber da morte da criança, diz o verso 20 que “Davi se levantou da terra; lavou-se, ungiu-se, mudou de vestes, entrou na casa do Senhor, e adorou; depois veio para sua casa, e pediu pão; puseram-no diante dele, e ele comeu”. O verso seguinte registra um grande espanto por parte de todos. Afinal, ao saber da morte do próprio filho o Rei melhorou? Que estranho.

Davi então explica o motivo de sua reação nos versos 22 e 23: “Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se o Senhor se compadecerá de mim, e continuará viva a criança? 23. Porém, agora, que é morta, por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará a mim”

Em nenhum momento Davi está menosprezando a morte,  a dor por ela causada nos que ficam e nem tampouco afirma que não se pode lamentar pelos que morrem. O ensino deste texto é que devemos fazer tudo pelas pessoas, como por exemplo: orar, buscar a Deus em favor delas, relacionar bem, demonstrar amor, buscar reconciliação, restauração nos relacionamentos e perdão, enquanto Deus permite que vivamos.

Muitos, porém, agem contrariamente a Davi, ou seja, desprezam as pessoas, guerreiam contra elas, guardam amargura, ressentimento, rancor, não perdoando, não orando por elas, vivendo como se as pessoas fossem um peso e um problema para eles. Então, quando a morte chega e as leva, muitos passam a honrá-las, a dizerem que eram pessoas queridas, importantes, bênçãos de Deus, etc. É preciso experimentar estas coisas em vida, para não lamentar depois da morte.

Foi o que fez o próprio Davi no texto citado em II Sm 1:11 e 12. Ali vemos que Davi chorou e pranteou até a tarde a morte de Saul e de seu filho Jônatas. O que não pode escapar dos nossos olhos é que Davi havia honrado e buscado reconciliação e comunhão real com estas duas pessoas intensamente em vida!

Infelizmente, é comum ouvirmos em funerais o que nunca se ouviu em vida. O caixão recebe mais homenagens que o lar e o morto é melhor considerado do que quando ainda vivia. Então, é preciso que maridos e esposas, pais e filhos, irmãos, parentes, vizinhos, irmãos em Cristo e amigos, busquem incessantemente reconciliação, restauração, perdão, comunhão em Cristo com todos enquanto Deus nos permite viver. Agora é hora de orar, perdoar, abraçar, valorizar e reconciliar.

Por mais que digamos coisas importantes no funeral, por mais que honremos o morto, por mais que choremos com sua partida, se não aproveitamos este exato momento em que vivemos para amar o próximo como a nós mesmos, buscando reconciliação e perdão nos relacionamentos, tudo o mais será em vão, por mais sincero que possa ser nosso sofrimento e nosso choro. A hora é agora, como adverte Hebreus 3:15: “se hoje ouvirdes a minha voz não endureçais o vosso coração”.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: