PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 12 de junho de 2013

O QUE TEU FILHO JÁ SABE FAZER?



Que o mundo ta competitivo, ninguém nega. Quem temos que “matar um leão por dia”, todo mundo sabe e os que não sabem é porque não saem à caça, mas ficam esperando a comidinha de biquinho aberto do papai e da mamãe, embora já não caibam mais no ninho há muito tempo.


Mas, se tem uma competividade desastrosa é entre os pais. É um tal de pais desafiarem outros pais, dizendo: “que que teu filho já sabe fazer?”, “ele sabe contar até 10 em inglês, francês e italiano?”, “ele já sabe identificar as capitais de quantos países?”, “Ele já sabe escrever o nome dele inteiro?”, “ele já faz aulas futebol, tênis, natação, xadrez, kumon, musica, etc?”. 

Aos 3 anos já se coloca carga pesada sobre os ombros das crianças que só querem brincar. Elas vão ter a vida toda pra aprenderem coisas de adulto. Mas,alguns pais exigem que elas aprendam quando ainda usam fraldas. 


Esses dias um pai estava indignado porque sua filhinha de quase 4 aninhos estava “atrasada”, pois não sabia desenhar bandeiras de países muito bem. Tente ele desenhar, duvido que em seus 40 anos consiga algo melhor. 


Toda essa carga fora de hora é para satisfazer pais neuróticos e até frustrados. Pais que exigem de seus filhos, usuários de hipoglós ainda, coisas que não fazem parte da idade deles. Tudo para exibi-los aos outros pais que estão com a mesma neurose. 


Deixe as crianças serem crianças. Ensine o que deve ser ensinado, mas sem atropelar o tempo, sem querer fazer da criança um objeto de disputa para vencer a competição desenfreada do mercado de filhos gênios. Judiação!


Experimente um dia, ao te perguntarem o que teu filho (a) já sabe fazer, falar que ele (a) sabe brincar de carrinho ou de boneca, de esconde-esconde, de bolinha de gude, de fazendinha com palitos e abacates pequenos, enfim, diga que ele sabe ser criança. Diga isto e esteja preparado para sofrer bullying dos pais neuróticos. Mas, veja qual das crianças (não os pais) é mais feliz: aquelas que vivem como crianças, com brincadeiras de criança, ou aquelas que vivem como troféus de pais imaturos, que lhes impõem preocupações de adulto? 


O tempo tem mostrado que quem  faz do filho criança um adulto, terá um filho adulto querendo ser criança, o que são duas aberrações. O que teu filho sabe fazer? 


Alexandre Pereira Bornelli.


Nenhum comentário: