PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 25 de junho de 2013

VEM PRA REUNIÃO!


É comum, infelizmente, valorizarmos mais as coisas que não temos ou que temos de quando em quando do que as que temos constantemente à nossa disposição. Até mesmo em nossos relacionamentos, corremos o risco de preferirmos pessoas que vivem distantes de nós em detrimento das mais próximas. 

 Deste modo, tendemos a ser mais dispostos a fazer e a participar de grandes eventos cristãos distantes do que nos envolvermos e participarmos com as reuniões  da igreja onde nos reunimos. 

 Parece ser  mais espiritual viajarmos para um grande evento que nos custou mais caro, que exigiu mais renuncia do trabalho e estudos do que simplesmente acordar mais cedo para regularmente ouvirmos a Palavra de Deus, orar e estar em comunhão com nossos irmãos de sempre.

Corremos o grave risco de sermos cristãos dependentes de programações extraordinárias. Queremos ser fiéis nos grandes e esporádicos eventos cristãos, tais como: congressos, acampamentos e encontros de oração, mas, nas coisas comuns do dia-a-dia temos sido negligentes e omissos.

Listaremos alguns acontecimentos contraditórios que ocorrem regularmente entre o povo cristão. Talvez em nossa própria vida isto seja uma triste realidade. O "atravessar a rua"  citado abaixo, corresponde a negligência em nos esforçarmos o mínimo para nos envolvermos com a igreja local.

A seguir, 5 contradições para refletirmos em nossa própria vida:

 1) Pastores atravessam o país e o continente para pregarem, mas não atravessam a rua para ouvirem um sermão.
2) Jovens economizam o salário, usam suas férias no trabalho e perdem aulas para participarem de acampamentos distantes; adultos viajam para grandes encontros reorganizando seus compromissos profissionais, mas ambos, jovens e adultos, não atravessam a rua para irem regularmente à escola bíblica dominical na igreja onde frequentam.
3) Homens e mulheres se propõem a orar e ajudar pessoas necessitadas de países distantes, mas não atravessam a rua para pregar o evangelho e ajudar pessoas próximas.
4) Músicos viajam e participam de eventos musicais pelo país inteiro, mas não atravessam a rua para colaborar corretamente com o louvor da igreja onde reúnem.
5) Muitos cristãos são dispostos para participarem de vigílias de oração em datas especiais, mas não atravessam a rua para participarem das reuniões de oração  rotineira da igreja onde se reúnem.

Que este não seja o nosso caso ou, sendo, que nos arrependamos para sermos fiéis nos compromissos, deveres e meios de graça que Deus tem proporcionado regularmente em nossa igreja local para que os eventos distantes que formos participar sejam apenas uma continuidade do que estamos vivendo todos os dias com nossos irmãos na fé e não, espasmos espirituais que não encontram eco em uma vida comprometida e disciplinada com Deus, com a igreja local e com os irmãos próximos.

 Antes de viajarmos kilômetros,  atravessemos habitualmente a rua para ouvirmos a Palavra de Deus, evangelizar, orar e ter comunhão com aqueles que estão próximos de nós. Aproveitando o slogan  "vem pra rua, porque a rua é a maior arquibancada do Brasil", dizemos: "vem pra reunião - porque a reunião da igreja é o melhor lugar que Deus nos deu aqui na terra para crescermos espiritualmente".


Alexandre Pereira Bornelli

Um comentário:

gelcy disse...

Muito bom o texto, Alexandre. É oportuno para revermos nossa postura diante daquilo que deve ser prioridade em nossa vida.