PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 4 de junho de 2013

COM VERGONHA DO EVANGELHO.



Esses dias, dentro de uma loja, inevitavelmente, ouvi uma senhora convidando a vendedora para visitar a igreja onde ela se reunia. No entanto, fiquei envergonhado, embora não tivesse participando da conversa, com a forma em que o convite foi feito. A senhora disse à moça: “Olha, queria te convidar para ir na minha igreja, lá é muito legal, é uma igreja moderna, bastante gente animada,  tem jovens também. Vai lá nos visitar”. A moça que recebeu o convite ficou sem graça. Fiquei envergonhado pelo convite. 

Algumas considerações importantes devem ser feitas: 1) embora seja comum a expressão “minha igreja”, biblicamente a igreja não é nossa, mas sim de Deus, ela é o corpo vivo de Cristo e não, um local físico onde o povo (igreja) se reúne; 2) onde está Cristo no convite? Onde está o convite para ouvir a Palavra salvadora de Deus? 

Convidar pessoas para ir numa reunião porque é legal, porque tem gente animada, porque a “igreja” é moderna é algo carnal. Existem muitos outros lugares, naturalmente falando, mais legais, animados e modernos para se visitar. 

A reunião da igreja é para se ouvir a pregação da Palavra de Deus. Consequentemente, podemos encontrar boas amizades ali e a convivência se tornar agradável. Todavia, convidar alguém para ir à reunião da igreja com base nisso é como convidá-lo para ir num clube, num parque aquático, num hotel fazenda, etc. Diante desses fortes concorrentes naturais o homem não regenerado preferirá ir nestas últimas opções.

O versículo que me veio à mente foi Romanos 1: 16, onde Paulo diz: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.” Quando convidamos alguém para a reunião, destacando os atrativos naturais, tais como: programações legais, acampamentos, pessoas animadas, atividades para aposentados, etc., estamos demonstrando ter vergonha do evangelho. Evidenciamos não crer que o evangelho é o poder de Deus para a Salvação. 

Temos medo de convidar as pessoas para ouvir a mensagem do Evangelho e isto causar desinteresse nelas, ou seja, o Evangelho não tem poder para atrair as pessoas. Deste modo, cooperamos com atrativos e atividades seculares para que as pessoas venham se reunir. Quanta falta de fé e de visão cristã bíblica demonstramos quando agimos assim!

Portanto, devemos convidar as pessoas para a reunião da igreja para ouvirem o Evangelho de Jesus Cristo. A reunião deve ter como centro o culto a Deus, mediante a leitura e pregação da Bíblia de forma fiel. Todos nós precisamos ouvir e crer nesse Evangelho para a salvação. 

Qualquer outra coisa, por mais atraente que seja, pode ser encontrada em qualquer outro lugar de forma mais intensa, mais organizada e mais moderna. A mensagem da Bíblia e somente ela é o poder de Deus para a salvação e não nossas estratégias carnais para atrair as pessoas.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: