PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 4 de março de 2015

SÁBIO OU ZOMBADOR: QUEM É VOCÊ?

Dentre alguns personagens que aparecem no livro de Provérbios, está o zombador. E quem se enquadra como zombador? Todo aquele que  que recusa a levar a vida a sério, o cínico, o que despreza a virtude, que usa de sarcasmo em seus comentários e que zombam dos que praticam o bem.

Zombador é o louco que despreza o pecado, que nega a seriedade do pecado, da culpa e do juízo,  é aquele que não da importância à necessidade de reconciliação e de perdão (Pv 14:9). O ambiente preferido do zombador é a própria família (Pv. 1:8 e 13:1). Mas, o zombador não age somente no ambiente familiar, ele se comporta assim em todos os outros relacionamentos que tem. 

O zombador não busca conselho e nem acata o que lhe é oferecido e "não gosta de quem o corrige" (Lc 15:12). Quer ser odiado por um zombador? Basta corrigi-lo (Pv. 9:8). Em contraste, temos o sábio que "ouve os conselhos" (Pv 15:12). Está é a característica marcante da pessoa que é sábia; ela ouve a repreensão e o conselho. Quem somos nós: sábios ou zombadores?

Concluímos que  o Senhor "zomba dos zombadores", como diz Provérbios 3:34, pois não podemos esperar que Ele tenha consideração por aqueles que não o levam a sério.

P.S - Este artigo é um resumo do artigo de John Stott, que se encontra no seu livro A Bíblia toda o ano todo.

Nenhum comentário: