PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Uma dupla para não ser imitada

A Bíblia nos mostra muitos jovens que foram pessoas tementes a Deus. Daniel, José, Davi, Samuel são alguns desses bons exemplos. Porém, hoje veremos a tragédia que é a vida daqueles que não se importam com o Senhor. Vamos aprender com dois jovens, que a falta de temor a Deus é algo determinante para tudo na vida cristã.
O relato está I Samuel 2:12 a 18; 22 a 34, e os maus exemplos se chamam, Ofni e Finéias, filhos de Eli, sacerdote do templo, homem que servia a Deus corretamente. Por já estar velho e praticamente cego, Ofni e Finéias deviam dar continuidade no serviço sacerdotal no lugar do pai. Mas, eles não se importavam com o Senhor (verso 12). Foram criados vendo o bom exemplo do Pai, em um ambiente de culto ao Senhor, mas seus corações estavam distantes de Deus. Aprendemos importantes lições para nossa vida cristã com essa terrível história.
A primeira lição está já no verso 12, quando diz que eles “não se importavam com o Senhor”. Este fato abriu uma avenida para que eles cometessem todo tipo de pecado, como veremos. Em provérbios 1:7 lemos que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas o loucos desprezam a sabedoria e o ensino”. Ofni e Finéias eram loucos, pois não se importavam com o Senhor. A segunda lição está também neste mesmo verso. Aprendemos que o temor de Eli não passou automaticamente para seus filhos. O mesmo acontece conosco. Não descansemos no compromisso que nossos pais têm com o Senhor. É preciso uma vida pessoal com Deus. A terceira lição está no verso 17 – “e para o Senhor o pecado desses moços era muito grave”. Eles roubavam o sacrifício que era oferta ao Senhor e se deitavam com as mulheres que iam oferecer sacrifício e cultuar a Deus no templo. Aprendemos que o pecado do jovem não é menos grave por ser ele ainda jovem. Deus não leva em consideração sua juventude para avaliar seu pecado. O pecado do jovem é tão grave quanto outro qualquer. A quarta lição é o mau testemunho deles. Eles pecavam e faziam todos pecarem (verso 24). Justamente por não se importarem com o Senhor, não se importavam com mais nada e ninguém. Não ligavam para seu pai e nem para as pessoas que iam cultuar. E, a quinta lição está no verso 25: eles não ouviam a voz de seu pai. Novamente, isto é fruto de não se importarem com o Senhor. Para eles era fácil ignorar o conselho e a exortação de seu pai visto que não se importavam com o Senhor. Todo o nosso temor deve ser a Deus. O resto é decorrência disto. Portanto, aqueles que não se importam com o Senhor, não se importam com seus pais. E, aqueles que se importam com o Senhor, se importam também com o que seus pais, pois a Palavra nos ensina que que devemos obedecer e honrar os pais (Ef. 6:1 a 3). Por último, vemos o fim trágico deles: foram mortos no mesmo dia na luta pela arca da aliança contra os filisteus (4:11). Deus então, levantou Samuel que obedecia a Deus e com apenas 8 anos, começou seu ofício sacerdotal.
Pensemos a sós com Deus, nessas questões: A) somos como Ofni e Finéias que, apesar de boas oportunidades e bons exemplos próximos, ainda não nos importamos com o Senhor? B) tememos a Deus? Se O tememos, andamos em seus caminhos. (Sl 128:1); C) se estamos debaixo da autoridade dos pais, ouvimos e aprendemos com eles ou ignoramos o eles que falam? D) Qual é o nosso testemunho como cristãos? Nossa vida estimula outros a seguir a santidade, ou a pecar? O que se houve falar de Cristo através da nossa vida?
Respondamos a estas perguntas com profunda sinceridade diante do Senhor e oremos pedindo por arrependimento genuíno, para não vivermos de forma profana como vivam os filhos de Eli.

Alexandre Bornelli

Nenhum comentário: