PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 28 de março de 2011

O crescimento cristão é para baixo

Tudo na vida cristã é  oposto do mundo secular. O cristão verdadeiro não deve ser amigo do mundo (Tiago 4:4), não deve amar o mundo, nem as coisas que nele há (I João 2:15 a 17), não deve servir as riquezas (Mateus 6:24). É um grande desafio à nós. Mas é a vontade de Deus para os Seus filhos.
Como na vida cristã tudo é oposto ao mundo, o crescimento pessoal também o é. No mundo, quanto mais confiante em si mesmo, mais dono do próprio nariz, mais poder, autoridade, independência, sucesso e desenvolvimento a pessoa demonstra ter, maior ela é. Para o cristão, o contrário disto é que indica crescimento e amadurecimento. Quanto menos dono de si mesmo, quanto menos poder e autoridade diante dos fatos acredita ter, quanto mais dependência de Deus tem, maior esse cristão evidencia estar. Vejamos o que a Bíblia diz: "Convém que ele cresça e que eu diminua" (João 3:30. O crescimento cristão é ser cada dia menor em nossa vontade própria. É Cristo prevalecendo sobre nossa vontade, desejos e emoções. Em Gálatas 2:20, Paulo diz: "...logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim, e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus que me amou e a si mesmo se entregou por mim". Paulo não existia mais? Fisicamente sim, espiritualmente, estava quase em extinção. Já em sua maturidade, Paulo experimentava o que João ensinou - convém que Ele cresça e que eu diminua. A vontade de Deus prevalecia sobre a de Paulo. Isso é crescimento cristão. E, no final de sua jornada, Paulo ainda mais desenvolvido em Deus, afirmou que era o maior dos pecadores. Ou seja, quanto mais crescimento em Deus, mais prostrados, quebrantados e esvaziados de nós mesmos ficamos. A antiga postura arrogante, a vontade própria inflexível, o orgulho dominante já trabalhados pela Palavra de Deus, não mais prevalecem na vida daquele que está mais próximo da cruz. A luta ainda continua, mas a vontade pecaminosa não mais prevalece.
Finalizando, veja o quadro ao lado deste texto, cujo título é EVOLUÇÃO. Observe atentamente por alguns segundos ou até minutos com seus olhos e mente fixos nele. Depois, pergunte-se: qual desses homens sou eu hoje diante de Deus? O mais em pé é o primeiro da lista, mas o último em relação à cruz. Quanto mais ensimesmados, quanto mais cheios de nós mesmos, menos de Cristo temos e mais distante da cruz e da vontade de Deus estamos. E isto pode ser medido pelas nossas atitudes. Como vivemos, fazendo nossa vontade própria? Ou, a Palavra de Deus tem governado nosso viver? Que essa evolução cristã, seja uma realidade em nossas vidas para que no decorrer da nossa caminhada cristã possamos, gradualmente, nos aproximar da cruz, quebrantados como demonstra a gravura ao lado. É isto que Deus nos ensina em Isaías 57:15: "Porque assim diz Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito de abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e vivificar o coração dos contritos".

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: