PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

UM LEÃO NO MINISTÉRIO, MAS UM COELHO NO LAR.



É conhecida a frase: “nenhum sucesso no mundo compensa o fraco no lar”. O problema é que num mundo de pessoas cada vez mais egoístas e dispostas a sacrificar tudo, inclusive a família para obter reconhecimento e riquezas, esta frase já não tem tanto significado, embora  seu valor precise ser resgatado.

Na Bíblia temos pelo menos dois casos evidentes de pessoas que tiveram sucesso no ministério, mas que fracassaram no lar. Eli é o primeiro. Sendo um sacerdote piedoso, lhe faltou responsabilidade como pai, pois seus filhos eram pessoas que “não se importavam com o Senhor” (I Sm 2:12). O segundo foi Samuel, que entra em cena depois da morte de Eli. Samuel tinha uma vida pública correta, mas seu lar estava desmoronado, pois seus filhos também não andaram em seus caminhos, tornando-se gananciosos, aceitando suborno e pervertendo a justiça (I Sm 8:3). Parece que a tristeza de Eli se repetiu na vida de Samuel. 

Eli e Samuel foram como leões em seus ministérios, suportando adversidades, combatendo o erro com coragem e prontos para servirem a Deus com obediência. Contudo, em seus respectivos lares foram como coelhos, ariscos, calados, fugindo e se omitindo ao menor sinal de adversidades. 

Talvez sejamos assim também. Pessoas que no ministério e no serviço da igreja são confiáveis, dedicadas, sempre presentes, bons ouvintes, bons conselheiros, pessoas que evitam o erro, admoestam em amor, sabem dar direção bíblica e ter uma vida de oração. 

Mas, podemos incorrer no mesmo erro de Eli e Samuel, e sermos um zero a esquerda no lar. Maridos e pais ausentes, que não cultivaram a presença e o temor de Deus na família, homens que desprezam a Bíblia e preferem fugir dos problemas a recorrer a Deus em oração estando dispostos a sacrificar-se por preservar a fé, a comunhão e o temor de Deus no ambiente familiar. Pessoas que a igreja aceita como líder, mas que a própria família não o respeita por falta de testemunho cristão. Homens, cujo todos os filhos dos membros queriam tê-lo como pai, menos seus próprios filhos. Não é esse o padrão de um servo de Deus. 

Precisamos rever como está nossa vida no lar. Não priorizemos nossa vida pública. Os primeiros responsáveis que teremos de prestar contas será nossa própria família. A família é o termômetro da nossa espiritualidade.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: