PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ANTES PERTO DO QUE LONGE.

Existe uma fome por saber sobre o mundo que soa quase como um desejo por onisciência. Queremos saber do lançamento de um míssel antes mesmo que ele caia em terra! Enquanto isso, o mundo a sua volta pode estar desmoronando. Parece ser nobre saber da guerra entre países, mas desnecessário conhecer problemas dentro própria casa, igreja, bairro e cidade! 

Como cristãos corremos o risco de sermos especialistas em história da igreja e ignorantes sobre a história dos nossos filhos ou cônjuges. Podemos viver preocupados com o futuro do país e do mundo, mas negligenciarmos o futuro da nossa família. Podemos saber tudo sobre Calvino, Lutero, Agostinho e outros gigantes da fé, mas desconhecermos nos “pequenos” heróis dentro de casa. 

De que adianta estar por dentro dos assuntos do outro lado do mundo, enquanto não sabe nem mesmo o que acontece dentro de casa, negligenciando as necessidades da família, amigos e vizinhos? 

Isso não é induzir ninguém a ignorância ou a limitação cultural. Ao contrário, precisamos ter uma visão global dos acontecimentos, é preciso estudarmos os grandes homens de Deus sem dúvida alguma! O problema está em substituirmos eles pelos nossos irmãos mais próximos. Precisamos primeiramente e não exclusivamente, nos inteirar e nos envolver com nossa realidade próxima, para depois, inteirarmos da realidade distante. Olhar somente de binóculo pode ser perigoso, pois não vemos o que está acontecendo bem a nossa frente.

Diz um provérbio popular que "antes de querermos mudar o mundo, devemos dar três voltas dentro da nossa casa", pois ali é o primeiro lugar em que responderemos diante de Deus.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: