PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

IGREJA: barco ou cruzeiro?



Antigamente, diz Leonard Ravenhil, "a igreja costumava ser um barco resgatando os que perecem. Agora, ela é um cruzeiro recrutando pessoas promissoras". 
 
As igrejas estão lotadas de pessoas que querem sentir-se bem consigo mesmas, que desejam uma mensagem suave que não lhes confronte, antes que lhes traga pensamentos bons sobre si mesmas. Querem um ambiente agradável e confortável, sem que lhes seja pregado sobre o pecado, arrependimento e renúncia. Sentem-se como exigentes clientes de um luxuoso resort  onde buscam regalias sem quaisquer renuncias. 

Por isto, é melhor estarmos num pequeno barco salva-vidas que navega no rumo certo do que estarmos num navio cruzeiro luxuoso, mas na direção errada. Igreja é lugar de glorificar a Deus e não o homem. Esta ideia de fazer tudo para as pessoas sentirem-se bem é objetivo resort. Evidentemente, devemos tratar indistintamente a todos com amor cristão, respeito e interesse por amor a Cristo, mas não podemos desvirtuar o objetivo da igreja e nem diluir a pregação da Palavra de Deus por medo de espantar as pessoas. 

A mensagem do evangelho pode, a princípio, causar desconforto, apreensão, espanto, porque ela é uma mensagem das boas novas de Deus diferente de tudo que se tem por ai. Mas, façamos a nossa parte de semear, pois o crescimento e a vida são obras do Espírito Santo de Deus. Quando a verdade é pregada, pessoas são transformadas. Quando se prega autoajuda, pessoas são enganadas. Assuntos como: pecado, arrependimento, renúncia, consolo, mudança, regeneração e santificação devem fazer parte da mensagem pregada, caso contrário, a igreja perderá totalmente seu objetivo.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: