PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

QUEM É O PRIMEIRO?



O homem sempre tenta ser o primeiro em tudo o que faz, seja o primeiro a ir a lua, a subir o monte Everest e a inventar isso e aquilo. A glória do homem está em ser o primeiro.

O problema é que as pessoas acreditam que foram elas que fizeram algo de bom primeiro para que Deus então demonstrasse Seu amor por elas. Porém, isto não é verdade. Deus nunca reage a uma ação do homem como que sendo pego de surpresa. Ele sempre age soberanamente primeiro. Então, o amor de Deus não é uma reação de algo bom ou até de algo mal que fizemos, antes é uma livre iniciativa dEle mesmo! É isso o que a Bíblia ensina. Nada do que fizemos poderia atrair a bondade e o amor de Deus. Nossa salvação é fruto exclusivo do que Deus fez por nós primeiro. É o que aprendemos em Filipenses 3: 12, quando Paulo afirma categoricamente: “não que eu o tenha recebido, ou tenha já obtido a perfeição; mas  prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus”. Paulo afirma que ele está, na verdade, apenas reagindo pela graça, à ação primeira de Deus.  

Vemos a mesma verdade em I João 4: 19 quando que “nós o amamos porque ele nos amou primeiro”. Novamente a mesma verdade, o mesmo princípio de que reagimos à ação primeira de Deus. Deus fez tudo primeiro, veio ao nosso encontro primeiro, segurou primeiro nossa mão, nos amou primeiro, nos perdoou primeiro e nos deu vida primeiro! A Ele toda a glória!

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: