PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

PAIS E FILHOS!

A Bíblia diz para os filhos obedecerem e honrarem aos pais no Senhor e para os pais não provocarem os filhos a ira, criando-os na disciplina e na admoestação do Senhor (Efésios 6: 1 e 2). São duas missões difíceis de cumprir. Só mesmo pela graça de Deus. 

Quando os pais não criam os filhos conforme a Palavra de Deus eles descumprem suas obrigações. Dois extremos provocam a ira nos filhos. O primeiro são os pais que desprezam a Palavra de Deus no ensino e agem de acordo com suas próprias cabeças. A segunda maneira é quando os pais enchem os filhos de sermão para tudo. Criam os filhos num clima tenso dentro de casa onde não se pode nem derrubar um suco sem querer na hora do almoço que isso é já motivo para mais um sermão daqueles. Estas duas atitudes irritam os filhos. Quando o suco cair sem querer, apenas diga: você é normal, isso acontece com todo mundo filho. Não faça tempestade num copo d'água, ou melhor, de suco. 

É preciso criar os filhos debaixo da autoridade e do ensino das Escrituras. Abandoná-los à própria sorte ou ficar de marcação acirrada provoca ira nos filhos. Quando for o caso de desobediências e rebeldia o correto é a admoestação bíblica e a disciplina com amor, mas não podemos sobrecarregá-los com regras abusivas e legalismos. Por outro lado, filhos devem obedecer e honrar os pais com temor diante de Deus, prestando-lhes obediência e respeito não somente quando estão sob suas vistas, mas em quaisquer lugares.
Não é uma obediência apenas externa, com um coração rebelde e que espera a hora de se vingar. Antes, um coração que obedece aos pais porque isso é mandamento de Deus. 

Portanto, quer estejamos na condição de pais ou filhos, somente cumpriremos nossa missão com a ajuda do Espírito Santo de Deus, estando cheios da Palavra e tementes ao Senhor.
Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: