PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

E SE O NOSSO PREGADOR PREFERIDO ABANDONASSE A FÉ?



Nossa fé está alicerçada em Jesus Cristo ou em homens, na Palavra de Deus ou na palavra de homens? Estamos crendo nas promessas bíblicas ou promessas de homens? A princípio pode soar como perguntas simples demais e até desnecessárias. Mas, não são. Por mais piedosos que alguns pregadores sejam, continuam sendo pecadores, muito embora possam ser instrumentos preciosos de Deus. 

Com o aumento de grandes pregadores e escritores, corremos o risco de nos agarrarmos a ensino de pessoas e não ao ensino de Deus. Dentre os pregadores fiéis a Deus, sempre tem aquele ou aqueles que preferimos. Todavia, pensemos: caso hoje mesmo fosse descoberto e comprovado um escândalo sobre o nosso pregador ou escritor favorito. Qual seria nossa reação? Qual impacto isso teria em nossa vida cristã? Evidentemente, isto nos surpreenderia e entristeceria, pois é causa de vergonha para o evangelho. Mas, sentiríamos como que desamparados, traídos e abandonados? Nossa fé desmoronaria? Nossa esperança estaria demolida?

Graças a Deus por ter sempre levantando homens piedosos em todas as gerações para serem colunas da verdade, arautos que são ouvidos no mundo todo, pessoas dedicadas a Deus, que muito tem nos ajudado a entender a graça do Senhor.  O pregador temente a Deus jamais chama a glória para si mesmo. Entretanto, mesmo que eles passassem a perseguir a igreja, fazendo o caminho inverso do apóstolo Paulo, deveríamos permanecer firmes em nossa fé, piedade e devoção. 

O alerta é para que sejamos ouvintes e leitores criteriosos de homens fiéis e tementes a Deus, e até onde eles estiverem imitando a Jesus, confiemos no que ensinam. No instante em que desviarem-se deste caminho, devemos desviar totalmente nossa atenção deles. O apóstolo Paulo já disse: “sede meus imitadores assim como seu sou de Cristo” (I Cor. 11:1). Ou seja, o que dá respaldo para  imitarmos Paulo é o fato dele ser imitador de Cristo. Jesus deve ser nosso tesouro maior e nosso alvo!

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: