PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A DIFÍCIL ARTE DE OUVIR.



A Bíblia diz em Provérbios 18:13 que "responder antes de ouvir é estultícia e vergonha".  E como passamos por essa vergonha, no lar, na igreja e nos relacionamentos que temos. Realmente não é fácil ouvirmos corretamente. 

Podemos escutar sons e palavras, mas ouvir com interesse o que o outro quer dizer é tarefa árdua que precisa ser exercida com a ajuda do Senhor. Geralmente, ao invés de ouvirmos com paciência, tentando compreender o que está sendo dito pelo outro, com o interesse cristão de resolver o problema ou ajudar alguém, nós já estamos com a resposta ou um ditado escorrendo pelo canto da boca. 

O teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer diz que "o primeiro serviço que se deve aos outros na comunhão consiste em ouvi-los. Assim como o amor a Deus começa quando ouvimos suas palavras, o começo do amor aos irmãos é aprender a ouvi-los." Então, devemos nos perguntar com sinceridade: somos um bom ouvinte? 

Somos alguém que as pessoas podem se aproximar e contar seus problemas, pedir ajuda, pois sabem que iremos ouvir com atenção, amor, buscando pacientemente a melhor solução nas Escrituras? Ou, somos pessoas que pensam ter soluções para tudo, que sempre se defendem e se justificam, que respondem antes de ouvir atentamente? 

Ouvir é um ato de amor cristão.  Muitos são os que falam, poucos os que ouvem! Os cônjuges precisam ouvir um ao outro corretamente; pais precisam ouvir os filhos e os filhos ouvir os pais; amigos e irmãos precisam desenvolver esta habilidade com a graça de Deus. 

Que possamos praticar este dever cristão de ouvir em todos os nossos relacionamentos.

Alexandre Pereira Bornelli

Um comentário:

GPROS disse...

Ótimo texto...e necessário nos nossos dias, onde muito de escuta e pouco se ouve.