PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

ATENÇÃO PARA ESTES SINTOMAS



                                       
Nosso corpo apresenta sintomas quando algo não está bem. Cada doença traz determinados sintomas que precisam receber atenção específica antes que o problema se agrave. Evite se medicar é o conselho da medicina. Então, ao menor sinal, devemos procurar um médico e nos submetemos ao tratamento, fazendo todo tipo de exames, tomando injeções, remédios, ficando de repouso, abandonando e hábitos alimentares. Certamente, se estamos conscientes de nossa doença, faremos estas coisas satisfeitos, apesar das dificuldades.

Existem sintomas que evidenciam que nossa saúde espiritual também está passando por problemas. Precisamos estar alertas para os seguintes sintomas: perda da vontade de orar; abandono da leitura bíblica; desconfiança da Palavra de Deus; cansaço para as reuniões da igreja; tristeza interior; insatisfação apesar de uma vida financeira e familiar estáveis; busca desenfreada por sucesso, fama e riquezas; aumento de vocabulário mundano; olhar altivo; falar o nome de Deus em vão; fazer piadas com a Bíblia; maledicência e críticas constantes; ressentimento, rancor e ódio nos relacionamentos; imaginação descontrolada; fuga da comunhão com os irmãos; interesse pela sensualidade; relativismo; materialismo; apego a algumas regras religiosas; aumento da vontade de curtir este mundo; ausência de ofertas na igreja; perda do respeito e o amor no lar; rebeldia para com os pais; interesse pela mentira; sentimentalismo, ou seja, tudo é medido pelo que sente; orgulho; egoísmo; falta de perdão e aumento pela vingança; irreverência; ansiedade; passividade em buscar a santidade; apego aos vícios; aumento pelas preocupações deste mundo; interesse pelo pecado; valores invertidos, ou seja, o  que a Bíblia diz é desprezado e o que este mundo diz é valorizado, e outros possíveis sintomas. 

Qual é o tratamento? Melhorar a autoestima? Não. Automedicar-se espiritualmente? Não. Tirar férias, viajar e descansar? Não. Trocar de carro, casa, móveis, comprar coisas? Não. A prescrição bíblica para todos estes sintomas é buscar arrependimento sincero diante de Deus, confessar e abandonar pecados. Qualquer outra tentativa ou tratamento será em inútil, trazendo alívio anestésico e temporário apenas. A Bíblia diz em I João 1: 9: “Se confessarmos nos nossos pecados Ele é justo e fiel para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Confessar pecados, arrependimento e busca por abandono do pecado diante de Deus é o tratamento eficaz que o Espírito Santo usa em nossa vida. Clamemos a Deus para que Ele nos mostre nosso real estado e nossa dependência dEle para sermos curados, antes que a situação piore e nossa saúde espiritual entre em estado vegetativo, deixando-nos sintomas terríveis em nossa alma. 

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: