PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PULAR OU NÃO PULAR O CARNAVAL?



Existem dilemas na vida cristã, pois muitas coisas são lícitas, mas não nos convém praticá-las. O carnaval é uma delas? Não. É fácil saber se devemos ou não participar do carnaval. Paulo diz em Romanos 8: 8 que “os que estão na carne não podem agradar a Deus” e em I Tessalonicesses 5: 17, diz: “Em tudo daí graças, pois esta á vontade de Deus”.
 Ora, o carnaval é uma festa da carne pecaminosa, um banquete ao pecado e um oásis para os que estão desejam curtir o que deveriam reprovar. Ou como dizem por ai: “Vai pular carnaval? Não esquece de levar a máscara que você usa na igreja”. Por caso existe alguma coisa que se faça no carnaval que glorifica a Deus? É um lugar onde a santidade é buscada, onde a sensualidade é evitada e onde o sexo é visto do ponto de vista de quem o criou, ou seja, de Deus?

 É possível agradecer a Deus pelo carnaval e por tudo que acontece ali? Claro que não. Então, o que um cristão quer num ambiente desse? Que prazer há em festejar o que devemos mortificar? Que alegria existe num lugar onde a Palavra de Deus é desprezada? Então, qual é a dúvida se um crente verdadeiro deve ou não participar do carnaval? Está tudo tão claro. A própria dúvida é um atestado de que o evangelho ainda não o alcançou. 

O motivo de crentes não participarem desta festa pagã não deve ser por não gostarem de aglomeração, de bebidas, barulho, etc. Para evitar estas coisas não precisa ser cristão. Todavia, existe uma nobre razão para um cristão fugir desta festa, e ele está em Deus, em seu amor por Jesus Cristo, no desejo de agradá-lo, tendo uma vida que busca a santidade sem a qual ninguém verá o Senhor.
Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: