PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sábado, 22 de fevereiro de 2014

COMO CONSOLAR AS PESSOAS EM MOMENTOS DIFICEIS?



É comum termos parentes, amigos e irmãos em Cristo passando por problemas e precisando de apoio e consolo. Porém, muitas vezes temos a oportunidade de estar junto delas mas não sabemos o que dizer. Caímos em alguns erros extremos: ficamos calados com os olhos arregalados; disparamos a falar, contar casos semelhantes ou piores; tentamos disfarçar o momento fazendo graça ou puxando assuntos diversos para desviar a atenção da pessoa. É difícil saber o que falar e como se comportar num momento de morte, dor, acidente, doença, etc.

 Em II Coríntios 1: 1 a 3 lemos:"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmo somos consolados por Deus. Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo".

Aqui está o padrão bíblico que devemos seguir. 1) Deus é um Deus misericordioso; 2) Ele é Deus de toda consolação; 3) Ele é quem nos conforta e consola; 4) Por causa disto, podemos consolar outros com este mesmo consolo que recebemos; 5) nossa consolação deve ser transbordada por meio de Cristo.

Disto, concluímos que o consolo que as pessoas precisam não são palavras de motivações, mas vazias de realidade espiritual; não são pessoas para distraírem suas mentes aflitas pelas tribulações; não são histórias piores para sentirem-se aliviadas. O que todos nós precisamos é recebermos o consolo que vem de Deus! O salmista no Salmo 119:50 diz “O que me consola na minha angustia é isso, que a tua palavra me vivifica”. O que consolava o salmista? Fé na Palavra de Deus que o vivificava até nos momentos mais difíceis.

Precisamos do consolo que nasce da Palavra e das promessas do Senhor! Não de palavras nossas, mas da Palavra de Deus! Não da nossa torcida para tudo dar certo, mas da confiança nas promessas de Deus! É este consolo que recebemos quando estamos passando por tribulação e é este mesmo consolo que precisamos consolar outros que estão passando por tribulações.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: