PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 1 de abril de 2014

O QUE FAZER QUANDO ALGUÉM SE AFASTA DE DEUS?




É muito estranho, pois proclamamos e celebramos o fato de sermos irmãos em Cristo nas reuniões e encontros da igreja, mas raramente estendemos as mãos para resgatá-los do pecado no dia-a-dia. Vibramos quando um irmão em Cristo se arrepende e volta para os caminhos do Senhor e isso é maravilhoso! Porém, enquanto ele estava afastado, precisando ouvir os conselhos da Palavra de Deus, precisando de alguém por perto, geralmente permanecemos distantes. 

Que vantagem tem ficar olhando à distância quando poderíamos estar ao lado de quem tanto precisa? Quantas vezes fomos procurar pessoalmente um irmão quando percebemos que ele estava afastado de Deus? Nossa aproximação não deve ser jamais para condenar, antes, para exortar em amor. 

É certo que devemos orar incessantemente pela vida deles, mas também é verdade que precisamos nos aproximar para ouvi-los (que é um ato de amor cristão), para exortar em amor e estarmos à disposição para caminharmos juntos, embora não concordemos com seu caminho de pecado. Tudo visando ajudá-lo no caminho de restauração. É justamente em momentos de fraqueza que mais precisamos uns dos outros. 

O problema é que geralmente, quando vemos as fraquezas de alguém, agimos de forma errada, seja condenando a pessoa, nos afastando dela, sendo indiferentes, ou, pior, fofocando sobre sua vida quando deveríamos ir conversar diretamente com o irmão. O fato de orarmos por eles deveria nos impulsionar para também nos aproximarmos. 

Portanto, não fiquemos inertes ou lamentando apenas de longe quando vemos alguém no caminho do pecado, pois amanhã poderá ser um de nós e precisaremos de alguém por perto. Oremos por eles sim, mas também nos aproximemos dos que estão afastados de Deus, levando a mensagem do evangelho ainda que ele já seja um cristão genuíno, pois o evangelho é o poder de Deus para todos, crentes e não crentes!

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: