PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 23 de abril de 2014

DISTANTES PRÓXIMOS E PRÓXIMOS DISTANTES.

Um dos problemas da modernidade, sabemos, é que ela aproxima os distantes e distancia os próximos. Com isso, a fome por saber sobre o mundo todo soa como um desejo por onisciência.

Queremos saber do lançamento de um míssel antes mesmo que ele caia em terra! Enquanto isso, o mundo a sua volta desmorona. Parece ser nobre saber da guerra dos países, mas desnecessário conhecer os problemas dentro da própria casa, igreja, bairro e cidade! Lamentável que seja assim.

Como cristãos corremos este risco de saber tudo sobre Calvino, Lutero, Agostinho, dentre outros, o que é fantástico, mas sermos ignorantes a respeito da vida dos nossos próprios filhos, esposa e irmãos da igreja.
De que adianta estar por dentro dos assuntos do outro lado do mundo, enquanto não sabe nem mesmo o que acontece dentro de casa, negligenciando as necessidades da família, amigos e vizinhos? 

Isso não é induzir ninguém a ignorância. Precisamos conhecer a história. Todavia, conhecer a história dos que estão próximos é essencial e prioridade. Olhar apenas de binóculo, às vezes, pode ser perigoso, pois não vemos o que está acontecendo um palmo à nossa frente.

Diz o provérbio que "toda milha começa com o primeiro passo". Portanto, não ignoremos a realidade próxima a nós, assim como não se pode querer resolver o problema do mundo se nossa casa e igreja estão em desordem total. Diz outro provérbio popular que “antes de querermos mudar o mundo, devemos dar três voltas dentro da nossa casa”, pois ali há muita coisa que precisa ser mudada e que tem mais urgência para nós e nossa família. Que Deus nos ajude!

Alexandre Pereira Bornelli


Nenhum comentário: