PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 1 de abril de 2014

IGREJA DEFORMADA!



Acredite se quiser, mas houve um tempo em que os pagãos imitavam a igreja! É o que relata o teólogo Hermisten Maia, ao citar documentos da era pós-apostólica em seu livro Princípios da Adoração cristã, pag. 144: "...até a santa ceia já tinha sido copiada pelos pagãos. De qualquer forma vale salientar que os pagãos é que estavam imitando a igreja, não o contrário. A igreja cristã assumira despretensiosamente a vanguarda; ela, mesmo perseguida, modela dentro do seu âmbito a cultura pagã prevalecente." Porém, segundo o mesmo autor, "no século 3º, no entanto, a igreja parece arrefecer um pouco a sua solidez teológica e ética, adaptando-se aos poucos aos costumes pagãos."

O que dizer dos tempos atuais?!? É trágico vermos como o mundanismo tem invadido e controlado a vida da igreja atual. Hoje, o pragmatismo e sincretismo religioso tomam conta do culto. O que "da certo" no mundo e que traz resultados "positivos" para atrair pessoas, dar glamour e destaque a pregadores e cantores tem sido copiado por muitas igrejas. 

A igreja tem sido um rascunho do que o mundo faz. Nada mais desastroso! Em poucos lugares se prega a Palavra com fidelidade, na maioria das igrejas, o que se tem é uma mensagem para agradar os ouvintes. Não se prega mais sobre a ira de Deus, sobre a necessidade de arrependimento e sobre a malignidade do pecado, pois isso espanta as pessoas. Preferem falar de autoajuda, quando na verdade existe somente ajuda do Alto! 

Tanto as pregações como as músicas nas igrejas têm sido imitações pobres de artistas ímpios. O resultado não podia ser diferente: uma igreja deformada e não reformada! 

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: