PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 16 de abril de 2014

O QUE É MAIS IMPORTANTE: CONHECER O CAMINHO OU O GUIA?



Talvez, assim como Jó, não saibamos por que algumas coisas acontecem em nossa vida. Entretanto, assim como Jó, devemos manter firme nossa fé no Deus bondoso e soberano, pois Ele deseja revelar-se a cada dia a nós, bem como deseja formar o caráter de Seu Filho amado em nossa vida através das circunstâncias. 

Foi isto que Jó disse no capítulo 42: “Antes eu te conhecia de ouvir, mas agora meus olhos te vêem”. Martinho Lutero também declarou: “Não conheço alguns caminhos pelo qual sou guiado, mas conheço muito bem o meu guia”. 

Então, que a certeza da soberania, amor e bondade de Deus nunca se afastem de nós, pois isto acontecendo, tudo se transformaria num  verdadeiro caos. Embora não seja nada fácil dizer como José disse aos seus irmãos (Gn 50: 20): “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem...”, isso é possível pela graça de Deus. 

No Salmo 119:67, o salmista também afirmou: “Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra”. E, no verso 71, conclui: “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos”. Observemos o caráter pedagógico da aflição: reconduzir-nos ao caminho do Senhor! 

Ninguém deve buscar aflições por gostar delas. Entretanto, quando elas surgirem, oremos e coloquemo-nos debaixo da vontade do Senhor para aprendermos a lição que Ele quer nos ensinar. Mesmo que o caminho seja escuro e apertado, estando com Cristo estamos seguros! Junto com a provação vem a misericórdia, jamais nos esqueçamos disto.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: