PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 7 de abril de 2014

A,B,C,D



Antes de aprendermos uma nova lição é preciso ter aprendido a lição anterior. Não é normal desejarmos a universidade se ainda não superamos as fases anteriores na escola. Desejar resolver equações sem antes saber a tabuada, adição, subtração, divisão e multiplicação é atestado de ignorância ignorada.

Na vida cristã acontece a mesma coisa. Precisamos voltar aos ensinamentos e práticas básicos da fé cristã em nossa vida e relacionamentos, antes de querermos nos aprofundar nos estudos teológicos. De que adianta querer discutir assuntos mais profundos quando ainda não aprendemos a amar o próximo, a perdoar, a ser longânimos, misericordiosos e benignos uns com os outros? 

Muitas pessoas hoje em dia, pelo avanço e facilidade de acesso a boa teologia na internet, querem ficar experts e atualizadas com novos ensinos, quando ainda tropeçam costumeiramente no que todo cristão deveria estar em fase avançada: relacionar na verdade com Deus e em amor uns com os outros. 

Famílias desmoronando, casamentos em flagrante guerra, pais contra os filhos e filhos rebeldes com os pais, falta de respeito cristão, mentiras, gritarias, divisões e ausência de perdão nos relacionamentos parecem não afetar em nada as pessoas. Elas querem discutir teologia profunda quando ainda não praticam o A,B,C,D teológico que é tão essencial quanto tudo que contém na Bíblia. 

Voltemos à raiz do problema e resolvamos diante de Deus as etapas que pulamos, pois diante do Senhor não somos o que queremos e o que o que pensamos ser, mas sim, o que de fato a Palavra diz sobre nós. E, se não há obediência e prática da Palavra nestas questões fundamentais, não há vida, pode haver inchaço, orgulho e grandeza sobre si mesmo, mas como diz Agostinho, isso não é saúde. Todos nós precisamos aprender isso antes de seguirmos adiante.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: