PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 29 de abril de 2014

FÉ: o que é? Quem tem? Fé no que?


O QUE É FÉ? "é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem" - Hebreus 11:1. 

A FÉ É ALGO INERENTE DO PRÓPRIO HOMEM? Não. Por mais que queiramos produzir a fé biblica pelo esforço, nunca conseguiremos, pois "a fé é um dom de Deus" (Efésios 2:8).

NO QUE DEVE ESTAR ASSOCIADA A NOSSA FÉ? É comum pessoas associarem fé a pensamentos ou energias positivas. Outros dizem que é ter fé na fé. A Bíblia diz em Romanos 3:22: "..mediante a fé em Jesus Cristo...". A fé bíblica está vinculada a Jesus!

COMO SEI SE TENHO A FÉ BÍBLICA? Primeiramente, quando cremos em Jesus como Deus encarnado e em Sua infalível Palavra. Segundo, quando apensar das dificuldades da vida, continuo crendo na bondade e soberania de Deus. Spurgeon: "Nossa fé mostra suas verdadeiras dimensões na hora da provação. Aquilo que não suporta o momento de provação não passa de mera confiança carnal. Fé em tempos de bonança não é fé". 

É MINHA FÉ QUE ME SALVA? Não. Quem nos salva é Jesus Cristo. Somos salvos mediante a fé em Jesus, ou seja, a fé é um canal, um meio de obtermos a salvação. Se a minha fé me salvasse, eu seria salvo por alguma obra minha.

SE TENHO FÉ NÃO PRECISO TER OBRAS? Preciso sim. Afinal, "Uma fé improdutiva não pode salvar pois não é fé genuína. Fé e obras são como um bilhete de passagem para o céu, com duas partes. A parte das obras diz: "simples comprovante - não é válido como passagem"; a parte da fé fiz: "não é válido se destacado da outra parte (as obras)" (Nota bíblica sobrre Tiago 2: 14 e 24)

EU QUERO TER ESSA FÉ. COMO FAÇO? John Stott nos responde em seu fantástico livro - Cristianismo Autêntico, pag.a 237: "Não adianta lamentar o fato de que parece que sofremos de uma descrença crônica, bem como não adianta invejar os outros (“Eu queria ter a sua fé”), como se nossa falta de fé fosse uma característica de nosso temperamento, uma condição congênita que não pode ser mudada. Pois Deus mesmo nos deu os meios para aumentar nossa fé: “Consequentemente, a fé vem pelo ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo” – Rm 10:17. Devemos separar um tempo e esforçar-nos para ouvir, a fim de que possamos crer."

Leia a Bíblia e ore a Deus pedindo fé para crer nas Sagradas Escrituras.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: