PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 8 de abril de 2014

DICIONÁRIO OU CRUZ: O QUE DEFINE O VERDADEIRO AMOR?



        
Dentre algumas características do discípulo de Cristo, o amor entre os irmãos é o principal, segundo lemos em João 13: 34 e 35: "Novo mandamento vos dou: que vos amei uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros".

Não é a euforia religiosa, aglomerações, shows, passeatas ou coisas assim que evidenciam que somos discípulos de Cristo, mas sim o amor cristão uns pelos outros. Talvez seja mais fácil fazer e organizar coisas juntos do que amar como a Bíblia nos ensina. Por isso se vê muito barulho, muito movimento em nome de Deus, mas pouco amor cristãos entre as pessoas. Na família este amor faltando esse amor. Nos momentos de lazer entre os cristãos esse amor tem sido negligenciado. 

Amar o irmão não é concordar com tudo o que ele fala ou faz, não é aplaudir ou fingir não ver seus pecados. Antes, é aceitá-lo apesar destas coisas, é ser um instrumento de Deus para levá-lo, em amor, ao arrependimento, é amar porque somos de fato filhos de Deus, pois Deus é amor! “Queremos uma afirmação de amor puro, perfeito e verdadeiro? Temos que ir a cruz e não ao dicionário” (John Stott). É verdade que somente Deus é capaz de amar de forma perfeita e pura. 

Todavia, quem nasceu de novo, quem é filho de Deus, aprende a amar, ainda que imperfeitamente, como Deus ama. Amar em Cristo é amar as pessoas pelo que elas são e não pelo que deveriam ser, pois todos nós estamos longe de sermos como Cristo é. Por isso, precisamos pedir misericórdia e ajuda de Deus para amarmos uns aos outros como Deus quer que amemos. Cristo nos amou quando éramos seus inimigos, portanto, não esperemos amar os outros de outra maneira se queremos seguir os passos de Jesus. 

Essa é a exortação em Mateus 5:43 a 48: "Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? não fazem os publicanos também o mesmo? E se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste."

A marca de um verdadeiro discípulo de Jesus é o amor entre os irmãos, não um amor de palavras, teórico, que ama mas não perdoa, que diz amar mas não quer comunhão na verdade, não é um amor que espera o outro melhorar, mudar ou se arrepender, mas aquele amor incondicional, um amor por causa de Cristo. Só mesmo com a ajuda do Espírito Santo que podemos amar assim e verdadeiramente testemunhar a este mundo que somos discípulos de Jesus Cristo. 

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: