PENSAI NAS COISAS DO ALTO

domingo, 5 de janeiro de 2014

VOCÊ É O QUE VOCÊ SE ALIMENTA!



                                     
É impressionante a diferença de critérios que muitas pessoas têm. Para investir dinheiro, para  se alimentar, comprar imóveis são excessivamente criteriosos e estão certos nisso. Por outro lado, para as coisas de Deus essas mesmas pessoas são como porteira aberta, as coisas entram sem qualquer resistência. Isso é trágico.

Na carta de I João capítulo 4, versos 1 lemos: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito, Antes, provai os espíritos se procedem de Deus. Porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo afora”. Segundo Augustus Nicodemus (Interpretando a Primeira Carta de João, pag. 116, 117), “os crentes deveriam ter uma atitude crítica para com as manifestações alegadamente provenientes de Deus”. Assim como na época de João que lutava contra o gnosticismo invadindo a igreja, hoje enfrentamos muitas falsas doutrinas também. O problema é a ignorância aliada a ingenuidade espiritual em acreditar em tudo o que se ouve. Para muitos, o critério para se crer não é mais a Bíblia, mas sim se gostaram da mensagem, se ela trouxe boa sensação e promessas de prosperidade. Cuidado, nem tudo que reluz é ouro. Todo bilhete falso se parece como verdadeiro!

A Palavra de Deus é o critério absoluto. Augustus Nicodemus continua, na pag. 120, ensinando que “na igreja apostólica e ao longo da História, a doutrina apostólica tem sido o critério pelo qual a igreja tem procurado distinguir entre o Espírito da Verdade e o espírito do erro (I Coríntios 14:37). Todo ensinamento ou prática que vá além, ou negue, o ensino apostólico conforme as Escrituras, é do mundo e procede do espírito do erro, que é o espírito do anticristo, o próprio Satanás”.  Tanto natural quanto espiritualmente somos o que comemos!

Portanto, antes de aceitarmos qualquer ensino, antes de crermos em qualquer mensagem, por mais bem apresentada, pregada, cheia de promessas, emotiva e estimulante que seja, precisamos aprender com os crentes de Beréia, conforme lemos em Atos 17:11: ora, estes de Beréia, eram mais nobres que os de Tessalônica, pois receberam a palavra de Deus  com toda a avidez,  examinando as escrituras  todos os dias  para ver se as coisas eram de fato assim“.  Examinemos tudo à luz da Bíblia antes de crermos e acolhermos qualquer mensagem.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: