PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A TABUADA DO CRENTE REFORMADO.



Só de lembrar a época que tínhamos que decorar a tabuada para a prova já da um frio na barriga. Confundir os números era o mais fácil. Parece que na prova sempre caiam os números que não conseguíamos decorar. Era impressionante isso! É de se pensar se o medo não escrevia em nossa testa: não sei quanto é 9x7, favor não perguntar. 

O fato de decorarmos a tabuada não nos fez matemáticos e nem mesmo bons alunos necessariamente.  É curioso que o mesmo acontece na vida cristã. Vivemos num momento que se divulga muito os 5 pontos do calvinismo, 5 solas, 5 isso e aquilo. No facebook mesmo está cheio delas. É muito importante sabermos estas verdades esclarecedoras. Contudo, isso pode formar hipócritas ao invés de santos. Nenhum cristão vive de “decoreba”. É possível que muitos saibam os 5 solas, os 5 pontos do calvinismo, o credo e outras doutrinas de cor e salteado e, no entanto, não ter sua vida transformada pelo evangelho. Uma prova disto é que no Brasil existem professores de seminário que, apesar de ensinarem a sã doutrina, são ateus.  

Infelizmente a Bíblia não autentica nossa fé por sabermos a tabuada do crente reformado.  Vejamos o que Tiago nos ensina em sua carta, capítulo 2: 19: “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem”. Decorar isto não adianta nada. Augustus Nicodemus diz que “ Tiago está dizendo ao cristão professo sem obras é que uma profissão de fé correta na existência de um único Deus não é suficiente para salvá-lo”. João Calvino afirma que “o diabo treme à menção do nome de Deus, pois reconhece nele o seu juiz e exator”. Obviamente, Tiago não é contra a doutrina correta, pelo contrário. Porém, ele afirma que ela não é suficiente para salvar pois até os “demônios crêem e tremem” (Marcos 1:34; 3:11 e Lucas 4:41 e 8:27).

Portanto, crer até mesmo em um único Deus e também decorar as doutrinas da graça necessariamente não salvam ninguém.  Além de crermos nestas verdades, precisamos também ter uma vida que se submete à Palavra de Deus, atitudes estas, que os demônios e os hipócritas jamais fizeram, fazem ou farão.
Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: