PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

COMIGO É ASSIM: MEXEU, LEVOU! ESTÁ CERTO ISTO?



   
Provocação significa estímulo. Embora ela possa ser usada também no bom sentido, geralmente refere-se ao ato de enfurecer alguém (Tozer). É neste sentido que a usaremos aqui. 

A questão é que somos rápidos em nos justificar diante da nossa reação quando somos provocados. Sabemos que ninguém deve provocar um ao outro, mas o que é provocado não pode isentar-se de responsabilidade dizendo que apenas reagiu daquela forma porque foi estimulado. Pensamos que somos vítimas indefesas e que não somos responsáveis por nossa reação quando somos provocados. Mexeu, levou! Está errado isso. Somos responsáveis sim. Nossa reação à provocação apenas expõe o que já está em nosso coração, nada mais é acrescentado ali. É o que A. W. Tozer afirma dizendo que "a pessoa é aquilo que faz quando é provocada. A lama já tem de estar no fundo da piscina, caso contrário não poderá ser agitada. Não se consegue turvar água limpa". Ora, se dentro do nosso coração houvesse mais santidade, misericórdia, temor de Deus, piedade, longanimidade, mansidão certamente, quando provocados estas coisas seriam evidentes. 

Então, seja na prática de um esporte, no relacionamento familiar, com vizinhos, no trânsito ou qualquer outro lugar, nossa reação às provocações feitas tão somente evidenciará o que de fatos somos. Quando reagimos igual em eco a ação provocada estamos sendo manipulados e controlados por quem a fez. E, na verdade, devemos ser guiados e controlados pelo Espírito Santo de Deus. Cumpre-nos encher deste Espírito para que todo nosso interior seja transformado pela Palavra de Deus. 

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: