PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A MISSÃO DO PASTOR E A RESPONSABILIDADE DA OVELHA



Não é fácil ser pastor, mas também não é ser fácil ser ovelha. Ser pastor implica em fortalecer a ovelha fraca, curar a doente,recuperar a desgarrada e não dominar com rigor e dureza sobre nenhuma do rebanho. 
O pastor precisa se sujeitar ao verdadeiro Pastor, pois precisa totalmente da graça dEle fluindo em seu ministério para conseguir cumprir com seu precioso papel com temor e fidelidade. Mas, também não é fácil pastorear ovelha com comportamento de bode. 
A ovelha precisa ter a consciência de que depende das orientações e cuidados do pastor. Têm ovelhas que só lembram do pastor quando estão na mira do lobo. Passado o susto, se desgarram e tentam viver isoladamente do grupo. Existem também as ovelhas teimosas e arrogantes que pensam que são fortes o bastante para andarem perto dos lobos. Outras, não se submetem ao tratamento do pastor, porém, exigem atenção e mimos quando estão machucadas. Pastorear ovelhas assim é tão ruim quanto ser pastoreado por pastores que não curam, não restauram, não amam, não fortalecem e que dominam sobre todo o rebanho. 
Portanto, pastores e ovelhas precisam de graça de Deus e precisam de cooperação mútua. Pastor sem ovelha não é pastor e ovelha sem pastor não é ovelha. Diante de Deus o pastor é responsável pelas ovelhas, mas também as ovelhas são responsáveis em deixarem-se ser tratadas como ovelhas. Seja em qual situação estivermos, temos nossa missão e nossa responsabilidade diante de Deus.
Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: