PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O QUE VOCÊ ESCOLHE: VINGANÇA OU RIQUEZA?



No Evangelho de Marcos, capítulo 6 versos 14 a 29 lemos a história em que se está diante de duas opções:  vingança ou riqueza.  O contexto é a morte de João Batista. 

Trata-se da história de Herodias que, embora sendo mulher do irmão do Rei Herodes, havia se casado com o rei.  João Batista havia advertido o rei que não esse casamento não era lícito. Por causa disto, Herodias passou a odiar João Batista. Ela queria matá-lo, mas não podia, porque o rei Herodes tinha muito respeito por João Batista e pelo que ele lhe falava. Porém, em certa oportunidade festiva, a filha de Herodias foi dançar para o rei e os participantes da festa. O rei gostou tanto que disse à moça (verso 23): “Juro-lhe:  Se pedires mesmo que seja a metade do meu reino, eu ta darei”. A moça foi buscar conselhos em sua mãe e eis que, sua mãe lhe disse para pedir “a cabeça de João Batista”. Diz o verso 25 que no mesmo instante a moça retornou diante do rei e falou: “Quero que, sem demora, me dês num prato a cabeça de João Batista”. O rei ficou profundamente triste, mas diante de seu juramento anterior, teve que atender o pedido.

Está história nos ensina grandes verdades: 1) anunciar a verdade para as pessoas pode ser algo arriscado; 2) porém, o verdadeiro cristão, embora possa temer a morte, é fortalecido por Deus para enfrentar o medo por amor do Seu nome; 3) o ódio e o desejo por vingança podem chegar a níveis tão altos que podem sufocar a ganância. A mulher poderia ter esquecido das advertências de João Batista, podia ter superado a raiva com o tempo. Mas isso não aconteceu com ela e nem acontecerá conosco. Só o perdão pode fazer isto.  Ao contrário, o ódio cresce como uma bola de neve em nosso coração que toma proporções absurdas e atitudes trágicas. Caim matou Abel por inveja, Lameque matou um homem por que ele o feriu e um rapaz porque pisou nele (Gn 4: 23). É isso que o ódio faz! 

Diante disto, ressalta para nós a importância de perdoarmos sempre, a buscar a paz, restauração e reconciliação nos relacionamentos. Uma fagulha de ódio pode incendiar qualquer coração e levar a destruições no casamento, igreja e sociedade. Todavia, o perdão é capaz de restaurar a comunhão e trazer novamente a paz de Deus em nossos corações e relacionamentos. 

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: