PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

NÃO FIQUE SÓ ORANDO.



A Bíblia nos exorta a orarmos sem cessar e a tornar conhecidas diante de Deus nossas petições pela oração. Os discípulos pediram: "Senhor, ensina-nos a orar". Jesus deixou um modelo de oração em Mateus 6 e fez uma oração que somente Ele podia fazer em João 17. Está claro que devemos orar. 

No entanto, a Bíblia não nos ensina somente a orar. Noutra passagem aprendemos que devemos orar e vigiar, por exemplo. O problema está quando obedecemos parcialmente a Palavra. Só oração não resolve, assim como somente vigiar também não. A oração não é um botão que nos desliga da realidade ao nosso redor, assim como nossa ação precipitada sem oração não aciona Deus. Orar pelas pessoas não quer dizer que já fizemos tudo. Podemos e devemos orar e ajudar as pessoas com alimentos e roupas, como Tiago nos ensina. Orarmos sem agir ou agirmos sem orar são dois erros que devemos evitar. Temos como exemplo o evangelista do século XVI, D. L. Moody,  que ao estar em um pequeno barco na companhia de um amigo, percebeu de repente que a água estava entrando no barco. Então, imediatamente, pegou um balde e começou a tirar a água do barco. Seu amigo, espantado, lhe perguntou: "Moody, você não é um homem de grande fé em Deus? Por que então não ora para Deus nos ajudar ao invés de tirar água?" Ao que Moody lhe respondeu: "mas eu estou orando!"

Orar e vigiar, orar e agir conforme a Palavra, orar e fugir do pecado, orar e avançar rumo a obediência, orar e obedecer a Deus fazem parte dos nossos deveres. São dois lados que mostram que nossa fé é viva e operante.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: