PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

NÃO TENTE SER O OUTRO.

Augutus Nicodemus Lopes nos advertiu durante a Conferência Fiel deste ano, "para termos cuidado ao ler biografias e tentar ter a mesma vida que outros tiveram." De fato, corremos esse perigo. 

Cristo nos transformou é verdade. Somos chamados a imitar o apóstolo Paulo é verdade. Mas, não somos exortados a vivermos a mesma vida deles e sim, a vida de Cristo Jesus em nós! Admitimos que somos profundamente edificados ao lermos biografias dos pais da igreja, perto deles somos anões espirituais. Mas, Deus não trabalha da mesma forma em todos. 

Os discípulos não eram iguais entre si e cada um teve um trabalhar de Deus diferente! Nem os pais da igreja tiveram histórias idênticas. Ao tentarmos fazer da nossa vida uma cópia integral à de outros cristãos, corremos o sério risco de sermos frustrados. O que devemos imitar é a fé que tinham em Deus e a vida de peregrinos que viviam. Os dons, os fatos e o trabalhar de Deus não são idênticos entre seus filhos. 

Segundo Franklin Ferreira em seu excelente livro Servos de Deus, falando sobre 32 personagens da história da igreja, diz que "essas vidas lembram que nossa peregrinação cristã é individualizada e não pode ser resumida a chavões. Cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus. Por isso, não existe um modelo pelo qual nossa espiritualidade deva ser medida". 

Portanto, podemos tê-los como exemplos de fé e espiritualidade profunda. Contudo, Deus tem uma vida e uma história para cada um de nós. Oremos para Deus usar Sua Palavra e a vida desses santos para que possamos, pela graça de Deus, vivermos a nossa vida conforme a vontade do nosso Senhor.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: