PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O CRISTÃO, O ORGULHO E A INVEJA.

A primeira coisa que devemos lembrar é que a inveja é obra da carne pecaminosa (Gálatas 5:21). Portanto, coisa boa ela não é. 

Poderíamos dizer que a inveja nasce do orgulho. É o que ensina D. M. Lloydes Jones: “O orgulho, manipulado pelo diabo, leva ao ciúme, à inveja, ao ressentimento por não estarmos sendo apreciados e alguém estar sendo posto diante de nós. Deste modo o diabo pode derrubar uma igreja ou comunidade; e isto tem sido feito muitas vezes.” 

Orgulho e inveja estão unidos num único propósito: destruição! Ilustrando, a inveja seria então a escrava do orgulho, que ao ser ferido por não estar sendo o centro das atenções a utiliza para destruir a si próprio e também desejar destruir o outro. Quem é invejoso é orgulho e todo orgulhoso manifestará inveja cedo ou tarde, pois o orgulho não aceita dividir a glória com ninguém. 

É o que ensina John Stott em seu livro Cristianismo Puro e Simples: "A inveja é o lado inverso da moeda chamada vaidade. Ninguém sente inveja dos outros sem primeiro ter orgulho de si mesmo". C. S. Lewis chama o orgulho de o grande pecado, de onde todos os outros derivam. 

Não tratemos o orgulho e a inveja como coisas comuns, como muitos hoje em dia fazem, pois o que eles querem é destronar a pessoa de Cristo e nos entronizar como nossos próprios deuses, a quem nós mesmos e o mundo todo deve servir e agradar. 

Devemos, portanto, mortificá-los, confessando-os a Deus enquanto desenvolvemos nossa salvação com temor e tremor. Então, aprenderemos a sermos mansos e humildes de coração como Cristo é. Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: