PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O CRISTÃO E O SOFRIMENTO.

Ninguém, de sã consciência, acorda e diz: "Hoje vou em busca do sofrimento!" Mas, mesmo não o buscando, ele vem na vida do cristão e do não cristão! A diferença está no resultado que ele produz. 

Naqueles que não creem em Jesus, o sofrimento resulta em amargura, revolta e todo tipo de resultados negativos. Na vida do cristão, ele também traz tristezas, pode por vezes o abater momentâneamente, pode lhe causar temores, incertezas, mas isso não é duradouro e não é o que fica. 

Vejamos, por exemplo, o que aprendemos no Salmo 119: 92 quando o salmista testemunha sua própria situação: "Se a tua lei não fosse o meu prazer o sofrimento já me teria destruído." Aqui, aprendemos que o sofrimento não é algo agradável e que ele realmente abate o cristão momentâneamete. 

Contudo, o mais importante que aprendemos aqui é que a Palavra de Deus traz prazer superior à tristeza do sofrimento. Não é que seremos poupados de nunca sofrer. Em João 16:33, Jesus diz: "no mundo teremos aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo". Mas sim, que seremos poupados em meio ao sofrimento. 

Ou seja, quanto maior for nosso prazer em Deus e em Sua Palavra, mais suportaremos aflições, provações e sofrimentos sem perder a esperança e a alegria da salvação! Deus usará essas dificuldades para apurar e fortalecer nossa fé nEle mesmo!

Quem sabe um dia podemos orar com sinceridade como esse irmão orou ao Senhor: "Eu oro para  que Deus abra os nossos olhos e nos permita ver os tesouros escondidos que Ele nos concede nos sofrimentos  dos quais o mundo só pensa em fugir".  (João de Àvila)

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: