PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O CRISTÃO E O ARREPENDIMENTO.

Biblicamente, arrependimento é a distancia radical de tudo o que atrapalha nossa devoção total a Deus e diz respeito também a nos voltarmos para Ele em obediência e amor. 

O início da caminhada de alguém com Deus é marcada pelo arrependimento. Sem arrependimento dos pecados não há evidência de uma nova vida. Desde então, o arrependimento deve fazer parte da vida normal do cristão. Normal, porque ainda pecamos e, então, precisamos nos arrepender. 

 Dizer-se cristão e não ter uma vida de arrependimento genuíno não é o que a Bíblia ensina. Afinal, o que fazemos quando pecamos? Ou fazemos Deus de mentiroso dizendo que não cometemos pecados? É preciso então nos arrependermos se quisermos desfrutar de intimidade e paz com Deus novamente.

Como já disse Erroll Hulse (The Great Invitation (Inglaterra, Evangelical Press, 1986), pag. 58: "Estamos marchando com dois pés em direção ao céu. Um destes chamas-e "arrependimento"; o outro, "fé". Porque eu creio, arrependo-me de certo pecado, hábito ou atitude. Visto que me arrependo, procuro aprender mais para fortalecer minha fé. Esta me conduz a mais arrependimento. Esquerda, direita...esquerda, direita - um pé após o outro - fé e arrependimento, fé e arrependimento".

Há quanto tempo não nos arrependemos? Será que é porque não temos pecado durante todo esse tempo? Dificilmente será. Ou, é porque estamos com nosso coração endurecido pelo engano do pecado e por isso nos justificamos ao invés de confessarmos? 

Entretanto, o arrependimento não pode ser um ciclo vicioso em nossa vida. Ele não existe para autorizar-nos a pecar. Antes, ele é fruto da bondade e Deus para que, ao pecarmos esporadicamente, possamos fazer bom uso dele para a glória do Senhor.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: