PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

DISSECANDO UM TEXTO BÍBLICO OU UM CADÁVER?

Existem profissionais que, para dar aulas de anatomia, precisam dissecar um cadáver. E fazem isto com uma frieza incrível. 

Enquanto cortam e abrem o cadáver, enquanto mostram cada músculo, nervos, tendões e ossos aos alunos, não demonstram qualquer sentimento. Talvez porque não saibam nada a respeito dele, talvez porque já fazem isso a tantos anos que se acostumaram. 

O problema é quando acostumamos com Palavra de Deus. É terrível quando um cristão se estuda ou fala da Palavra de Deus igual um professor de anatomia estuda e fala de um cadáver em sala de aula. A tragédia é quando tratamos a Palavra Viva de Deus como se fosse morta! Quando somos capazes de dissecá-la, explicando seus princípios e ensinos, contudo, sem qualquer envolvimento pessoal, sem fé, paixão, temor, reverência e adoração por ser a Palavra viva e eficaz do Deus vivo! 

Muitos são capazes de dar aulas magníficas sobre teologia; outros fazem pregações irretocáveis; outros escrevem livros e artigos com precisão bíblica. Mas, a questão não é esta. A questão é: fazem isso com amor a Deus, têm comprometimento pessoal e submissão ao Deus que escreveu a Bíblia? Agem com alegria, fé, piedade e temor a Deus, ou, fazem isso como um profissional que aprendeu  intelectualmente tudo, mas que não foi ganho, que não se rendeu e não foi conquistado pela verdade de Deus?! 

Deus não procura dissecadores da Palavra, mas sim, adoradores! Quando O adoramos, então  o Espírito Santo nos capacitará a estudarmos e falarmos da Palavra com fé, amor, submissão, temor e reverência crendo ser ela a Palavra infalível, inerrante e inspirada do Deus vivo. 

Neste caso, falaremos como quem foi alcançado, ganho e que está sendo transformado pela Verdade do Evangelho, alguém que ama a Deus e à Sua Palavra e que não é capaz de falar e estuda-la indiferentemente. Alguém que fala com o coração ganho e não com a mente cheia apenas. Que Deus nos leve a amarmos a Bíblia e a falarmos dela de todo o nosso coração!

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: